Cristian Borges no Eixo Brasil, em Beagá ::  | Curta o Curta

Cristian Borges no Eixo Brasil, em Beagá

Por Guilherme Whitaker em 24/07/2009 07:55


EIXO BRASIL 3 - Cristian Borges

A Associação Curta Minas/ABD-MG e a Usiminas apresentam o Cineclube Curta Circuito.

Para a última exibição de julho, dia 27, segunda-feira, às 19h, no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes, com entrada franca, apresentaremos a terceira sessão Eixo Brasil – Cristian Borges.

Cineasta formado pela UFF, onde também foi professor. Cristian Borges recebeu título de mestre pela Universidade de Bristol, Inglaterra, período o qual realizou a série de curtas “História privada de revoluções pessoais”. Tais curtas apresentam a (estrangeira) visão de Cristian diante aspectos e culturas de 4 países europeus.

Conheça um pouco mais sobre o Realizador
Cristian Borges é cineasta, formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, onde foi professor das disciplinas Introdução às técnicas de som e imagem e Linguagens e técnicas do documentário (2000-03). Doutor em Estudos cinematográficos pela Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle (França), sob orientação de Philippe Dubois, com tese sobre a composição fílmica a partir das obras de Robert Bresson, Alain Resnais e Jean-Marie Straub. Mestre em Cinema pela Universidade de Bristol (Inglaterra), na qual dirigiu a série de quatro curtas-metragens semi-documentais intituladaHistória privada de revoluções pessoais (1998-2000). Co-dirigiu por vários anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário (RJ), bem como organizou a Mostra Agnès Varda - o movimento perpétuo do olhar (2006), no CCBB (SP e BsB) e no Odeon-BR (Rio). Atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado na Universidade de São Paulo, com supervisão de Ismail Xavier, e elabora o roteiro de seu primeiro longa.


Filmes que serão Exibidos:
I’ve never britain | Cristian Borges, Brasil/Inglaterra, 1999, 10’
Um homem pensava estar velho demais para certas coisas. Talvez por causa do frio. Talvez não.

Primavera de Praga | Cristian Borges e Janek Ruzicka, República Tcheca/Brasil/Inglaterra, 1999, 12’
Apenas mais um retrato de praga: um dia, um garoto descobre que tem de ir para guerra, mas não sabe nem para quê, nem para onde ir.

Fardo | Cristian Borges e Dienne Petterle, Portugal/ Brasil/ Inglaterra, 1999, 10’
Um dia, de repente, todas as crianças de um país desaparecem. Sem saber como, nem porque, os habitantes já idosos culpam-se uns aos outros, como de praxe, e retomam o trabalho.

Os gregos | Cristian Borges, Grécia/ Brasil/ Inglaterra, 1999, 15’
Os gregos descobriram o amor entre a solidão das estátuas clássicas e o mistério dos ícones bizantinos. Mas um dia, eles perceberam que algo ia mal.

Após a sessão, debate com os organizadores!

Cineclube Curta Circuito - 2009
Data: 27 de julho
Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Horário: 19h
Classificação Indicativa: Livre
Assessora de Imprensa Cineclube Curta Circuito - Daniela Fernandes – (31) 98059625

O Cineclube Curta Circuito conta com o patrocínio da Usiminas, Banco BMG, LIDERBH Veículos e com os apoios culturais: Rádio Inconfidência, Programa Curta, Guia Entrada Franca, Curta o Curta, e Vsnet. O projeto é realizado com os benefícios das Leis Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Mayala Morenna 30/09/2015 03:46
Olá Cristian tudo bem?Fui sua aluna em 2008 na Rede Minas TV, com Doctv.Lembra?Quero ter sua amizade de volta porque te achei.VC faz parte da minha história.Obgd Mayala

Responder

Jornal do Curta




[confira outras notícias]