Curso Livre de cinema documentário em Juiz de Fora ::  | Curta o Curta

Curso Livre de cinema documentário em Juiz de Fora

Por Guilherme Whitaker em 13/04/2006 08:19


    CURSO LIVRE DE CINEMA DOCUMENTÁRIO
com Marcos Pimentel


MAIO de 2006
www.groiafilmes.com.br
VAGAS LIMITADAS!!

OBJETIVOS:
Pensar a história, estética e cultura do cinema documentário. Análise de filmes, escolas, movimentos e autores fundamentais para a compreensão da história do documentário. Estudo de técnicas narrativas e possibilidades de tratamento no universo do cinema não-ficcional. Compreensão da linguagem documental e seu diálogo com outras artes e formas de expressão. Análise da crescente safra do documentário brasileiro e latino americano e as novas tendências do cenário mundial, com exibição de obras raras e de difícil acesso para o público brasileiro.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
História do cinema documentário mundial. História do documentário latino americano. História, tradição e particularidades do documentário brasileiro. Panorama do documentário europeu contemporâneo. Novas tendências mundiais. Tratamento e estética documental. Concepção visual e sonora de tema e assunto. Concepção e desenvolvimento de idéias: pesquisa, projeto, filmagem e montagem. Aproximação, abordagem e construção de personagens reais. Possibilidades de discurso. Definições temáticas. As narrativas do cinema não-ficcional. Linguagem documental e suas relações com a pintura, a literatura e a fotografia. Uso de prosa e poesia no cinema documentário. O trabalho do documentarista na pesquisa, no campo e na sala de montagem. Técnicas de abordagem do real. Estudo de casos.

PÚBLICO-ALVO:
Professores, profissionais e estudantes de cinema, televisão e jornalismo, além de pessoas interessadas em conhecer mais profundamente sobre cinema documentário.

PRÉ-REQUISITOS:
Não há pré-requisito obrigatório.

DURAÇÃO:
O curso acontecerá nos dias 05, 06, 07, 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de Maio, com carga horária total de 60 h/a. Os horários serão: às Sextas de 14h às 18h; e aos Sábados e Domingos de 9h às 13h e 15h às 19h.

VALOR DO INVESTIMENTO:
Valor: R$ 250,00 (Em até 2 vezes, no ato e cheque p/ 30 dias)
(desconto de 20% para universitários)

INSCRIÇÕES:
Pessoalmente na Groia Filmes: Av. Barão do Rio Branco, 2001- sala 506 - Centro - Juiz de Fora, das 09h às 18h; com cópia do RG e CPF; uma foto 3x4 e ficha de inscrição que pode ser solicitada pelo e-mail cursos@groiafilmes.com.br - Tel.: 3212-3399

CURRÍCULO DO PROFESSOR:
Documentarista formado pela Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños (EICTV - Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Também é graduado em Comunicação Social e Psicologia no Brasil. Diretor, roteirista e produtor independente, realizou diversos documentários em cinema, vídeo e televisão, que ganharam 44 prêmios por festivais nacionais e internacionais, com destaque para os trabalhos: "O maior espetáculo da Terra" (35mm / 15 min / 2005), "Ruminantes" (Betacam digital / 20 min / 2005), "Biografia do tempo" (35mm / 8 min / 2004), "Ilha" (16mm / 09 min / 2004), "O chão e o céu" (Mini-DV / 26 min / 2004), "Nada com ninguém" (Mini-DV / 14 min / 2003) e "Cemitério da memória" (35mm / 10 min / 2003). Em televisão, trabalhou no setor de Projetos Especiais da Rede Minas, desenvolvendo documentários culturais e educativos, com destaque para as séries "Palavras", "Caminhos" e "Minas em festa", exibidas nacionalmente pela TV Cultura. Atualmente, realiza a campanha de lançamento da TV CULTURA BRASIL, nova emissora pública de TV de Brasília.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]