Curso Superior de Comunicação Audiovisual é a novidade em Cataguases ::  | Curta o Curta

Curso Superior de Comunicação Audiovisual é a novidade em Cataguases

Por Guilherme Whitaker em 01/12/2004 14:40



Curso Superior de Comunicação Audiovisual é a novidade em Cataguases 


23 de novembro de 2004

Berço do cinema nacional, Cataguases tem tudo a ver com a Comunicação Audiovisual. É por isso que, numa iniciativa inédita envolvendo o Instituto Cidade de Cataguases (ICC), o Instituto Francisca de Souza Peixoto (Chica) e a Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), está sendo criado na cidade o curso superior de Comunicação Social com habilitação em Mídia Audiovisual. 

O melhor dessa novidade é que os alunos que ingressarem no curso estarão aptos a trabalhar diretamente no Projeto Fábrica do Futuro, que é a incubadora cultural do audiovisual e novas tecnologias ICC. O projeto prevê a montagem, a partir de 2005, de estúdios de TV, Web TV, rádio, música, fotografia, ilhas de edição, banco de imagens, biblioteca digital, salas multimeios, loja, cyber café, laboratórios de informática, telecentro público, sala de exibição e auditório para 120 pessoas. 

As inscrições para o vestibular do curso de Comunicação Audiovisual estão abertas até o dia 10 de dezembro e as provas acontecem no próximo dia 12 de dezembro, através do processo seletivo da UNIPAC. Estão abertas 60 vagas e as aulas estão previstas para começar em fevereiro, em salas montadas no Instituto Chica. Os interessados em se inscrever podem ligar para o telefone (32) 3422-2921 para obter mais informações. 

A coordenação do curso está sob a responsabilidade da professora Luciana Mendonça de Melo, Jornalista pela UFJF e Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. “Estamos vivendo na sociedade da informação. Com as novas tecnologias cada vez mais acessíveis, a Comunicação Social tem sido apontada pelos principais analistas do país como uma das áreas mais promissoras, com uma demanda por profissionais capacitados para trabalhar com todas as mídias, das tradicionais às alternativas”, afirma a professora. Compete ao profissional formado em Comunicação Audiovisual o planejamento e produção de produtos audiovisuais, englobando direção, roteirização, fotografia, sonorização, montagem e edição de filmes e vídeos, além da produção, em estúdio, de programas de rádio e TV. O projeto pedagógico do curso visa atender às necessidades midiáticas regionais.

Para o Gestor Cultural do ICC, César Piva, “a Fábrica do Futuro, o Festival Cineport e outras iniciativas irão transformar Cataguases em um pólo de criação, produção e difusão audiovisual, com oportunidades de trabalho e renda para a população da região”, César explica que as produções deste pólo audiovisual passarão a atender ao setor empresarial, institucional, publicitário, cinematográfico, às redes de ensino, às TVs e rádios educativas e comunitárias e aos demais veículos de comunicação públicos e privados.

CEU - Centro de Ensino Universitário une UNIPAC, FADIC/SUDAMÉRICA e FIC.

A proposta do Instituto Cidade de Cataguases (ICC) é unificar as ações das diversas instituições de ensino da cidade através do Centro de Ensino Universitário (CEU), como afirmou seu Presidente, Marcelo Peixoto. Assim, a Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), a Faculdade de Direito de Cataguases (FADIC-Sudamérica) as Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) e a Escola de Arquitetura da UFMG, são as primeiras parceiras da inicitiva. “Planejamos, juntos, implantar uma série de cursos de ensino superior, de graduação, tecnológicos e de especialização, bem como, um centro de pesquisa e trabalho avançado, integrado a cenários e propostas de políticas públicas de desenvolvimento sustentável da cidade e região”, explica Marcelo.

Instituto Cidade de Cataguases

Mais informações pelo telefone (32)3422-7866
www.icc.cataguases@terra.com.br



Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]