Curta 8 leva cinema mundial a Curitiba ::  | Curta o Curta

Curta 8 leva cinema mundial a Curitiba

Por Guilherme Whitaker em 26/09/2011 11:40


A Caixa Cultural de Curitiba apresenta de 29 de setembro a 02 de outubro o 7º Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8. O evento, único do gênero na América Latina, apresenta quatro dias de programação gratuita em uma mostra competitiva e mostras paralelas, com mais de 60 filmes produzidos em Super 8 de países como a Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, França, Holanda e Portugal.

O festival exibe filmes produzidos em Super 8, formato criado em 1965 pela Kodak, inspirado na proposta, “aperte o botão que nós cuidamos do resto” e que culminou em uma revolução cinematográfica no mundo. “Existe um amplo uso do formato Super 8 como proposta estética, mas o recurso está à disposição para ser usado de acordo com a criatividade do realizador”, conta Leandro Bossy, idealizador e coordenador do festival. “Costumo dizer que o Super 8 é mais uma caneta à disposição para você escrever, mas o que vai escrever com ela, você escolhe”, completa.

Criado em 2005, o festival se consolidou como evento mundial do gênero. “Em 2008, com o apoio da Caixa, consegui alguns parceiros fora do país, tornando possível que o festival se tornasse uma das maiores iniciativas do gênero já realizadas no país”, afirma Leandro. O festival é referência internacional na “bitola estreita” e o único do gênero na América Latina.

Durante a programação serão exibidos filmes em dois formatos: em película e digital. Dentre as exibições em película, serão exibidos filmes em “tomada única”, a maioria deles produzidos a partir da Oficina de Super 8 em que cada diretor recebeu um cartucho de Super 8 para filmar um roteiro de sua escolha, editando o material diretamente no gatilho da câmera. Os cartuchos são revelados pela organização do festival e, portanto, o cinegrafista e o público assistem ao filme juntos pela primeira vez. Só nos últimos quatro anos, o Curta 8 apoiou a realização de mais de 60 filmes no formato. Dentre eles pequenas joias, como o curta “Iaia et Leni”, de Eugenia Castello, vencedor do festival do ano passado.

“Esta edição conta com a criação de um prêmio surpresa, em que o júri elege uma característica peculiar que queira destacar entre os filmes apresentados, revelada somente na cerimônia de premiação”, adianta Leandro.

Os filmes serão julgados nas categorias de Melhor Atuação, Melhor Sonorização, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Direção, Melhor Filme - Finalizado em Digital, Prêmio Surpresa, Melhor Filme - Tomada Única, Melhor Filme - Júri Popular, Melhor Filme - Estrangeiro e Melhor Filme – Brasileiro. O júri deste ano é formado por Cristian Borges, doutor em Cinema e professor da ECA-USP; Michael Wahrmann, diretor do curta “Avós”, que estreou no Curta 8 em 2009 e em seguida foi exibido no Festival de Berlim; e William Hinestrosa, coordenador dos programas brasileiros do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

 

Fonte: http://jornale.com.br/portal/entretenimento/


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]