Curta Aliança ::  | Curta o Curta

Curta Aliança

Por Guilherme Whitaker em 11/05/2004 01:23


Curta Aliança

 

11/05/04, terça feira, 19:30h, na Aliança Francesa - Unidade Butantã

Av. Waldemar Ferreira, 204. - Tel: (11) 3812-8600.

ENTRADA FRANCA

Após a sessão haverá debate com os realizadores. 

 “Curta Aliança” é um programa mensal de curtas-metragens com a presença de diretores, atores, alunos (filmes de oficinas) e convidados palestrantes (roteirista, fotógrafo, crítico, etc).

 

O objetivo é criar um espaço fixo onde os realizadores poderão mostrar seus trabalhos para o público, comentá-lo e discuti-lo.

 

Confira abaixo a programação de abril. Ela também está disponível nos sites:

www.aliancafrancesa.com.br

www.vidioas.com.br

 

Em maio o formato Super 8mm terá um destaque no Curta Aliança. “Cocô Preto”, de Marcos Bertoni é um filme do movimento DOGMA 2002 de autoria do próprio Bertoni, a idéia é realizar um filme sem utilizar uma câmera, achou esquisito? Então vá ao evento, verifique do que se trata e converse diretamente com o diretor sobre isso. “Cine Paixão”, curta dirigido por Vera Senise e Sergio Concilio, também se utilizou do formato para compor uma seqüência belíssima que passou pelo processo de blow-up (transferência da bitola super 8 para 35mm), o filme procura valorizar o fazer cinema e principalmente o que significa essa realidade no Brasil. Outros filmes com o Super 8 no DNA são: “Dead Fish”, videoclip da banda homônima dirigido por Cláudio Oliveira, e “O Colecionador de Escquinas”, de Alexandre Dias, ambas produções foram rodadas em Super 8 e finalizadas em vídeo, ressaltando o valor deste formato como opção audiovisual perante a incursão digital nos meios audiovisuais.

 

Completando a sessão estão os curtas “A Promoção” de Kate Farster e “No Bar” de Cleiton Stringhini e Paulo de Tarso Mendonça. O primeiro participou do PROJETO 48 do canal TNT, onde uma equipe tinha o desafio de rodar um curta em 48 horas, As Minas de “A Promoção” conseguiram, mas não foi nada fácil, descubra mais com as realizadoras no Curta Aliança. “No Bar” é uma divertida comédia sobre as imagens nas carteiras de cigarros e suas controvérsias, sucesso em vários festivais, obteve prêmio do público em Gramado e Brasília, traz uma atuação esplêndida de Laura Cardoso.

 

Estão abertas inscrições para o programa de junho, quem desejar exibir seu trabalho audiovisual entrar em contato com a coordenação do projeto através do fone: (11) 5572-3129 e o e-mail curtaalianca@online.ie

 

O projeto é coordenado por William Hinestrosa.

Realização: Aliança Francesa de São Paulo e Vidioás Produções.

 

PROGRAMAÇÃO MAIO 2004.

 

1.       COCÔ PRETO

(18 min / Ṣo Paulo РSP / Fic̤̣o / 2003)

Direção: Marcos Bertoni.

Sinopse: Para salvar o universo, ser misterioso precisa destruir a Terra. Com participações não autorizadas de H. Zanetta e Louis Chilson.

Filme em Super 8mm.

2.       DEAD FISH

(05 min / Ṣo Bernardo РSP / Videoclipe / 2002)

Direção: Cláudio Oliveira.

Sinopse: Videoclipe da banda DEAD FISH.

Rodado em Super 8mm, finalizado em vídeo.

3.       O COLECIONADOR DE ESQUINAS

(12 min / São Paulo - SP / Ficção / 2000)

Direção: Alexandre Dias.

Elenco: Elias Demian Jr, Sergio Taioli.

Sinopse: Um homem faz de seu trabalho andar pelas ruas da cidade colecionando esquinas. Na verdade, coleciona o cotidiano anônimo das pessoas. O filme reflete sobre o olhar e o tempo, daquilo que é projetado e daqueles que vêem a projeção.

Rodado em Super 8mm, finalizado em vídeo.

4.       CINE PAIXÃO

(13 min / Londrina РPR / Fic̤̣o / 2001)

Direção: Vera Senise e Sergio Concilio.

Elenco: Ingra Liberato, Ricardo Reis, Rodrigo Fregnan.

Sinopse: Cine Paixão mostra, com humor, os problemas que uma produção cinematográfica com poucos recursos pode enfrentar, superados somente graças à garra e à força de vontade daqueles que fazem cinema no Brasil: é uma declaração de amor ao Cinema.

5.        A PROMOÇÃO

(09 min / Ṣo Paulo РSP / Fic̤̣o / 2003)

Direção: Kate Farster.

Sinopse: Omar e Antonio, dois técnicos de uma mesma empresa, disputam um cargo melhor. O chefe quer promover Antonio, desde que ele consiga montar a tempo um maquinário para um cliente que vem do Japão. Omar, mais antigo na empresa, se sente injustiçado e decide sabotar a missão do colega. O plano não sai conforme o previsto e ele parte para métodos menos convencionais.

6.       NO BAR.

(08 min / Ṣo Paulo РSP / Fic̤̣o / 2002)

Direção: Cleiton Stringhini e Paulo de Tarso Mendonça.

Elenco: Laura Cardoso, Maurício Marques, Pedro Paulo Eva.

Sinopse: Uma lei federal obriga os fabricantes de cigarros a colocarem determinadas mensagens com fotos nos maços, com a intenção de desestimular o hábito de fumar, gerando, muitas vezes, controvérsias na relação vendedor consumidor.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]