CURTA BRASIL exibe vídeos produzidos pelo Curta o Curta ::  | Curta o Curta

CURTA BRASIL exibe vídeos produzidos pelo Curta o Curta

Por Guilherme Whitaker em 02/11/2005 22:17


CURTA BRASIL exibe e debate vídeos 
produzidos pelo Curta o Curta


Às 24h deste sábado, 05-11-05, o programa CURTA BRASIL, na TVE, vai exibir e debater dois vídeos produzidos pelo site Curta o Curta, a saber: ´Baiestorf - Filmes de sangueira e mulher pelada`e ´Triângulo`. Além dos filmes também acontece um bate-papo com os diretores e com o produtor e distribuidor dos filmes, Guilherme Whitaker.


Ivana Bentes, Robson Lopes, Guiwhi e Christian Caselli


O Curta-Brasil é um programa pioneiro, que já veiculou mais de 500 filmes e, em 2005, esta completando dez anos no ar. Dedicado à exibição de filmes brasileiros nos formatos de curta e média-metragem, o programa abre espaço para que realizadores e personalidades da cultura brasileira discutam as produções exibidas. O objetivo é dar ao telespectador a oportunidade de conhecer o que vem sendo produzido no cenário nacional, seja por profissionais consagrados ou iniciantes. Saiba mais do CURTA BRASIL em www.tvebrasil.com.br/curtabrasil . 

“ A historiografia do curta na televisão é algo de que me orgulho, porque faço parte dela”. A frase é do cineasta Plínio Bariviera, diretor do programa. Formado em 1985 pela Universidade Federal Fluminense, Plínio participou da produção de vários filmes, como Archivos Impossibles e Impresso à Bala, ambos exibidos em edições passadas do Festival de Cinema Universitário. Bariviera defende o uso do espaço dos festivais para troca de experiências e questiona a difusão do pensamento único imposto pelo capitalismo: “O cinema deve ser plural”. 

No bate-papo, Ivana Bentes perguntou aos diretores, entre outras coisas, como foi o processo de realização dos curtas. Caselli contou como conheceu e gravou Peter Baiestorf durante o Festival de Cinema de Porto Alegre, em 2004, fazendo um documentário que já foi exibido na Sessão Comodoro, especial do Festival Internacional de Curtas de São Paulo e em diversos eventos alternativos pelo Brasil e que em dezembro será mostrado na Europa.  Já Robson Lopes, diretor de ´Triângulo`, explicou que não é da área audiovisual e que fez o curta numa oficina de realização promovida em 2004 pelo Ateliê da Imagem. E Guilherme Whitaker, produtor de ambos os filmes, lembrou queles são frutos de iniciativas independentes e que, também devido a distribuição Curta o Curta, os filmes já foram exibidos em diversos festivais brasileiros em 2005. 

Então não perca, na madruga deste domingo, dois curtas legais e um papo bem batido mesmo na madruga de domingo!!!
CURTA BRASIL - TVEducativa
Meia-noite de sábado, 5 de novembro de 2005.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]