CURTA BRASIL MUDA CENÁRIO E APRESENTA NOVA DINÂMICA ::  | Curta o Curta

CURTA BRASIL MUDA CENÁRIO E APRESENTA NOVA DINÂMICA

Por Guilherme Whitaker em 27/05/2004 12:32


CURTA BRASIL MUDA CENÁRIO E APRESENTA NOVA DINÂMICA

A partir do dia seis de junho o Curta Brasil, veiculado na TVE, ganha novos cenário e abertura e a apresentadora Ivana Bentes agora passa a comentar os filmes depois da exibição, de maneira a não influenciar previamente o "olhar" do público. O novo cenário tem inspiração na íris de uma câmera, aberta ao máximo, e simboliza um programa que deseja atingir não só cinéfilos e profissionais do ramo, mas também o público leigo. A ambientação usa as cores rosa-choque e preto, buscando ao mesmo tempo um ar retrô e uma proposta ousada e contemporânea, em sintonia com a proposta de alguns curtas de experimentação de outros caminhos de linguagem e produção cinematográficas. A nova abertura, uma animação abstrata com referências de elementos do cinema, acompanha a concepção e as cores do cenário.

Os convidados para o programa que estréia as mudanças serão os cineastas Torquato Joel, realizador de Passadouro e Luleane Corrêa do filme "Como se morre no cinema", ambos ambientados no Nordeste. Participação também do professor de filosofia da UFRJ, Henrique Antoun. No final do programa, todos debatem os filmes. O Curta Brasil é veiculado em rede nacional pelas afiliadas da TVE- Rede Brasil todo domingo, às 22h30.

O Curta-Brasil é um programa pioneiro, que já veiculou mais de 500 filmes e, em 2005, completa dez anos no ar. Dedicado à exibição de filmes brasileiros nos formatos de curta e média-metragem, o programa abre espaço para que realizadores e personalidades da cultura brasileira discutam as produções exibidas. O objetivo é propiciar ao telespectador a oportunidade de conhecer o que vem sendo produzido no cenário nacional, seja por profissionais consagrados ou iniciantes.

“ A historiografia do curta na televisão é algo de que me orgulho, porque faço parte dela”. A frase é do cineasta Plínio Bariviera, diretor do programa Curta Brasil. Formado em 1985 pela Universidade Federal Fluminense, Plínio participou da produção de vários filmes, como Archivos Impossibles e Impresso à Bala, ambos exibidos em edições passadas do Festival de Cinema Universitário. Bariviera defende o uso do espaço dos festivais para troca de experiências e questiona a difusão do pensamento único imposto pelo capitalismo: “O cinema deve ser plural”.

Os telespectadores e interessados pela sétima arte podem obter mais informações sobre o  programa no site (www.tvebrasil.com.br/curtabrasil/), onde encontrarão resumos dos filmes, entrevistas com os diretores, informações sobre filmes, detalhes sobre o programa, além de textos sobre a apresentadora Ivana Bentes e do diretor, Plíneo Bariviera. O site oferece ainda dicas de festivais e indicações de filmes.
 
Serviço:
TVE Rede Brasil – Canal 2 ou Sky – canal 23
Curta Brasil  - CURTA BRASIL MUDA CENÁRIO E APRESENTA NOVA DINÂMICA
Dia: Todos os domingos
Horário: 22h30 
 
 
Monica Artiles
Núcleo de Relações Externas
TVE Rede Brasil
55 21 3475-0085
55 21 2252-0150
55 21 9407-5616
www.tvebrasil.com.br

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]