Curta Cinemateca (SP) toda terça, grátis, saiba mais aqui... ::  | Curta o Curta

Curta Cinemateca (SP) toda terça, grátis, saiba mais aqui...

Por Guilherme Whitaker em 18/09/2004 13:51


CURTA CINEMATECA

Sala Cinemateca
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Vila Mariana São Paulo SP
Tels: (11) 5084-2177
Terças-feiras, as 18h
Entrada franca


A Cinemateca Brasileira acaba de estreiar uma nova sessão intitulada CURTA CINEMATECA.

O intuito desta nova programação é contribuir para a expansão de um circuito de exibição para o segmento dos filmes de curta duração e passar a exibir esses filmes na Sala Cinemateca.

O curta-metragem brasileiro vem cada vez mais se firmando como expressão cultural, técnica e estética. Considerado fundamental tanto para a formação de quadros quanto para a experimentação de linguagem, a produção desses filmes vem demonstrando um enorme crescimento, atingindo mais de 200 títulos por ano.

Em contrapartida, o circuito de exibição para esse segmento hoje é praticamente limitado a festivais e eventos especiais. Por isso a Cinemateca Brasileira inaugurou esse novo espaço de exibição permanente para o curta-metragem brasileiro em sessões gratuitas todas as terças-feiras às 18h00.

Programação

21/09 (terça-feira)


18h00 Futebol I
Cartão vermelho
Os fiéis
O mundo segundo Sílvio Luís
Uma história de futebol


28/09 (terça-feira)


18h00 Futebol II
Subterrâneos do futebol
Gaviões


Fichas técnicas e sinopses:

Cartão vermelho,de Laís Bodanzky
1994, 35mm, cor, 14’
Sinopse: Fernanda gosta de jogar bola com os meninos. Joga bem, dribla, faz gol. Mas, para essa moleca de 12 anos, o apogeu de sua intimidade com a bola é fazê-la voar reta, direta, até o saco dos meninos. Então, ela sorri. Certo dia, ela chega correndo para o bate-bola, atrasada, mas não encontra ninguém. Os meninos estão no esconderijo. Fernanda sabe onde é, mas nem imagina o que eles tramam!

Os fiéis, de Danilo Solferini
2003, 35mm, cor, 16’
Sinopse: Três amigos contam as aventuras vividas durante uma famosa partida de futebol. Lembranças, a euforia e a sensação de viverem um momento histórico.

O mundo segundo Sílvio Luiz, de André Francioli,
2000, 16mm, cor, 6’
Sinopse: Com a visão filtrada pelo futebol, o locutor esportivo está sempre contornando a surpresa e o vazio com o improviso. Uma experiência do cacete!


Uma história de futebol, de Paulo Machline
1998, 35mm, cor, 21’
Filme indicado ao OSCAR em 2001.
Sinopse: Baseado em depoimento de um companheiro de infância de Dico (mais tarde Pelé), o filme se passa na cidade de Bauru, no ano de 1950, quando o time "7 de Setembro" enfrenta seu maior rival, o "Barão do Noroeste".

Subterrâneos de futebol
Maurice Capovilla
1964, 16mm, pb, 30’
Sinopse: O filme revela aspectos da vida do jogador e a paixão do brasileiro pelo futebol, levantando a problemática dos jovens que vêem nesse esporte a grande chance de ascensão social, riqueza e fama. Entrevistas com jogadores e treinadores mostram dificuldades e obstáculos, a competição, a violência, a estrutura econômica e política dos bastidores do futebol. Finalmente, focalizando o torcedor, o filme mostra como a paixão pelo esporte leva milhões de brasileiros à loucura e, muitas vezes, à alienação.


Gaviões, de André Klotzel
1982, 16mm, cor, 26’
Sinopse: Um filme sobre a torcida corintiana, intercalando cenas filmadas em estádios de futebol com representações sobre o imaginário dos torcedores. O fanatismo, a violência, momentos de vitória e de derrota do time e suas repercussões sobre os torcedores.


Serviço:
Sala Cinemateca
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Vila Mariana São Paulo SP
Tels: (11) 5084-2177
Terças-feiras, as 18h
Entrada franca


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]