Curta Circuito - A vida, a casa, o corpo ::  | Curta o Curta

Curta Circuito - A vida, a casa, o corpo

Por Guilherme Whitaker em 01/10/2007 09:29


Novos Olhares
A vida, a casa, o corpo


A Associação Curta Minas/ABD-MG apresenta o Cineclube Curta Circuito. Para a primeira sessão de outubro, dia 01, às 19h, no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), com entrada franca, será apresentada a sessão Novos Olhares -A vida, a casa, o corpo.
Isolados numa casa em Sabiaguaba, os irmãos Luiz e Ricardo Pretti não se esforçam muito para ocupar um tempo que, à sua volta, parece suspenso há dias. Não fazem nem dizem nada muito significativo... nenhum grande drama, nenhuma estória e, no entanto, um filme, nascido talvez de um último grande esforço. Também não se passa nada em “Material Bruto”, de Ricardo Alves Júnior, ou em “Saba”, de Gregório Graziosi e Thereza Menezes, mas ao mesmo tempo é como se tudo se passasse, sobretudo, no interior de seus “personagens”. Dois filmes que, de formas completamente distintas - pela eloqüência ou pelo silêncio, parecem atravessados por uma mesma questão: o constrangimento da palavra.

Filmes que serão exibidos:

Às Vezes é mais Importante lavar a pia do que a louça ou simplesmente sabiaguaba | Luiz Pretti e Ricardo Pretti, CE, 2006, 20’
A rotina tem seus encantos e seus mistérios que aos poucos se revelam no filme. O filme conta a história de dois irmãos abandonados numa casa em Sabiaguaba, tentando viver a vida de um jeito simples: aguando plantas, varrendo o chão, contemplando a natureza, fazendo exercícios para o corpo.

Material Bruto | Ricardo Alves Jr., MG, 2006, 18’
Afora nos corredores do edifício caminha a Mulher Náusea, Adentro Mulher Cabelo, Homem Cigarro e Homem Música esperam o momento de fuga, um instante para sair de si. Vídeo realizado com pacientes dos centros de convivência da rede pública de saúde mental da cidade de Belo Horizonte.
Menção Honrosa no festival Cine Esquema Novo de Porto Alegre e Prêmio Júri da Critica do 9º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte 2007.

Saba | Gregório Graziosi e Thereza Menezes, SP, 2006, 15’
Um casal de centenários, seus corpos, sua casa e sua espera.
Participou de vários Festivais Internacionais. Dentre eles, destacam-se: Cinéfondation 60° Festival de Cannes; IDFA 19° International Documentary Film Festival Amsterdam; 22° International Hamburg Short Film Festival;
Menção Honrosa no 9º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte 2007.

Logo após a sessão haverá debate com a equipe do curta Material Bruto.

Cineclube Curta Circuito
Novos Olhares
Data: 01 de outubro
Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes.
Horário: 19h
Classificação Indicativa: 18 anos
Assessora de Imprensa Cineclube Curta Circuito-
Daniela Fernandes –98059625

O Cineclube conta com o patrocínio da NET, com patrocínio local da MSA-INFOR, STRADA e com os apoios culturais da Fundação Clóvis Salgado, Sesc Uberlândia, Prefeitura de Montes Claros, Guia BH, Rádio Inconfidência e Vsnet. O projeto é realizado através dos benefícios das Leis Municipal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]