Curta Criativo 2012 ::  | Curta o Curta

Curta Criativo 2012

Por Guilherme Whitaker em 31/05/2012 20:04


 

O SESI Cultural abre inscrições para a 5° edição do Curta Criativo no próximo dia 21 de maio. O concurso de curtas-metragens criado pelo Sistema FIRJAN tem o objetivo de dar voz e vez aos novos talentos da Indústria Criativa, de forma que eles recebam seu primeiro reconhecimento e prêmio, como motivação para seguir em frente com a carreira na indústria audiovisual.

Desde 2008, o concurso identifica novos talentos da indústria do cinema e ajuda jovens criativos a trilhar caminhos de sucesso. A cerimonia de premiação do Curta Criativo 2012 acontecerá no dia 28 de novembro no Teatro SESI Centro.

O Curta Criativo proporciona ao estudante a oportunidade de mostrar sua criatividade e marcar o público. O tema é livre e os curtas podem concorrer nas categorias animação, ficção e documentário. Basta ter no máximo 5 minutos, incluindo os créditos. As inscrições são gratuitas e serão feitas através do site www.firjan.org.br/sesicultural até o dia 20 de setembro. Podem participar estudantes e recém-formados em Cinema, Comunicação, Design, Belas Artes e Produção Cultural, além de alunos de cursos livres e técnicos de cinema do Estado do Rio de Janeiro.

O Sistema FIRJAN criou o concurso não só para incentivar a produção cinematográfica no estado, mas também por acreditar em um conceito visionário de inovação: A Indústria Criativa, aquela que utiliza a criatividade como matéria prima. O Rio de Janeiro é pioneiro no desenvolvimento da Indústria Audiovisual e do Cinema. Tanto que o primeiro cinema, a primeira sessão e o primeiro filme realizado no Brasil aconteceram no Rio.

Tendo em vista a tradição e o grande número de talentos que surgem no estado do Rio de Janeiro, nessa edição, mais do que revelar talentos para a Indústria Criativa, o concurso permite que, através de prêmios especiais, eles sejam incentivados a manter uma postura de empreendedorismo no futuro, pois todos são voltados para a continuidade da produção da obra do cineasta. Os primeiros e segundos lugares receberão o Prêmio FIRJAN no valor de R$10.000,00 e R$8.000,00, respectivamente, em cada categoria. O Curta Criativo conta também com o apoio da Diler e Associados, Labocine, Porta Curtas, Animamundi, MultiRio, SICAV, LC Barreto e WSET.

Lucy Barreto, uma das mais importantes produtoras brasileiras, segue como presidente do júri. Em seu discurso na premiação da 4° edição do Curta Criativo, exaltou a qualidade dos filmes inscritos e disse aos futuros cineastas: “venham bater a nossa porta”. Não há duvidas com relação ao talento dessa geração e de um futuro brilhante para a Indústria Criativa no Rio de Janeiro. “O grande sucesso das últimas edições nos deixa muito animados para conhecer os participantes de 2012”, diz Alessandro Martins, responsável pela produção do evento.

 

CURTA CRIATIVO 2012
Inscrições: 21 de maio a 20 de setembro
Pré-apuração: 21 de setembro a 1 de Outubro
Apuração: 2 de outubro a 9 de novembro
Premiação: 28 de novembro no Teatro SESI Centro

Para mais informações: cultura.arte@firjan.org.br

Envio por Alessandro Martins

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]