Curta de animação vence a 6ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS ::  | Curta o Curta

Curta de animação vence a 6ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS

Por Guilherme Whitaker em 16/10/2006 08:54



CURTA DE ANIMAÇÃO VENCE A
6ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS



O curta de animação Yansan, de Carlos Eduardo Nogueira (SP) é o melhor filme da Curta Mostra Brasil da 6ª Goiânia Mostra Curtas, de acordo com o júri oficial. Depois da exibição de 127 filmes de 16 Estados e o Distrito Federal, o maior festival nacional de curta-metragem do Brasil Central fez ontem a entrega de prêmios de incentivo à produção para os vencedores de quatro categorias: Brasil, Municípios, Goiás e a 5ª Mostrinha. A 6ª Goiânia Mostra Curtas é realizada pelo Icumam (Instituto de Cultura e Meio Ambiente), com o patrocínio da Petrobras, via Lei Rouanet, e Fundo Nacional de Cultura, com o apoio da Saga e Tropical Imóveis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Confira AQUI a cobertura especial e inclusiva que o Curta o Curta fez em Goiânia!

“A escolha de Yansan foi unânime”, comenta do cineasta e produtor cultural Luiz Carlos Lacerda, que integrou o júri da Curta Mostra Brasil, junto com o roteirista Di Moretti e a cineasta goiana Rosa Berardo. Além de Yansan, a Curta Mostra Brasil também destacou o trabalho de Armando Praça como melhor diretor no curta O amor do palhaço (CE). A mostra principal que traz um panorama da produção curta-metragista do País teve duas menções honrosas: De Glauber para Jirges de André Ristum (SP) e Memórias sentimentais de um editor de passos, de Daniel Turini (SP).

Na Curta Mostra Municípios, que contempla filmes produzidos fora das capitais, o grande vencedor foi Rap – o canto da Ceilândia (DF), que recebeu dois prêmios: melhor filme e melhor direção. O júri elogiou a “honestidade da proposta” e ressaltou o conhecimento aprofundado do tema e a postura ética do realizador como pontos fortes do curta vencedor. Na mesma categoria, o filme de Juiz de Fora (MG) O maior espetáculo da terra, de Marcos Pimentel, recebeu menção honrosa.

Uma das premiações mais esperadas foi a da Curta Mostra Goiás, que abre espaço para a produção goiana. O prêmio de melhor filme ficou com O dono da pena, de Cláudia Nunes. A melhor direção foi para Alyne Fratari, com Histórias que moram no Mercado. E o curta João e a cidade (O sonho), de Jean Carlo Gomes, foi destacado com menção honrosa. “Não tenho dúvidas de que essa premiação e a realização do festival em si possa motivar a produção audiovisual goiana, que encontra-se num momento de ebulição e amadurecimento”, comenta a coordenadora geral da 6ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla. O júri oficial da Curta Mostra Goiás e Municípios é composto pela produtora cultural Cláudia Dutra, o cineasta José Eduardo Belmonte e o artista plástico Juliano de Moraes.

De acordo com Maria Abdalla, nos seis dias de atividades, entre mostras, oficinas e debates, o festival recebeu cerca de 15 mil pessoas. “Estamos esperando mais 10 mil nos três dias da Curta Mostra Cinema nos Bairros”, revela. A programação itinerante em praça pública tem seis filmes que serão exibidos em três bairros de Goiânia, Criméia Leste, Morada do Sol e Bairro Capuava, entre 20 e 22 de outubro. O melhor filme, conforme escolha do júri popular, recebe o Troféu Icumam.


PREMIAÇÃO – 6ª Goiânia Mostra Curtas

5ª Mostrinha
Melhor filme
O lobisomem e o coronel de Elvis Kleber e Ítalo Cajueiro (DF)

Curta Mostra Brasil
Menção honrosa
De Glauber para Jirges de André Ristum (SP)

Menção honrosa
Memórias sentimentais de um editor de passos de Daniel Turini (SP)

Melhor direção
O amor do palhaço de Armando Praça (CE)

Melhor filme
Yansan de Carlos Eduardo Nogueira (SP)


Curta Mostra Municípios
Menção honrosa
O maior espetáculo da terra de Marcos Pimentel (Juiz de Fora/MG)

Melhor direção
Rap – o canto da Ceilândia de Ardiley Queiroz

Melhor filme
Rap – o canto da Ceilândia de Ardiley Queiroz


Curta Mostra Goiás
Menção honrosa
João e a cidade (o sonho) de Jean Carlo Gomes

Melhor direção
História que moram no Mercado de Alyne Fratari

Melhor filme
O dono da pena de Cláudia Nunes

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]