Curta Doze e Meia promove segunda sessão extra  ::  | Curta o Curta

Curta Doze e Meia promove segunda sessão extra

Por Curta o Curta em 17/02/2014 21:01


Nesta quinta-feira (20) o Curta Doze e Meia realizará a segunda sessão com filmes da programação alternativa da 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. Serão exibidos os curtas “Brasília Segundo Feldman” e “Caixa D’água: Qui-lombo é esse?”, que promovem discussões sobre caminhos e descaminhos do progresso, transformações urbanas e memória cultural. A atividade acontecerá a partir das 12h30, no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, com entrada gratuita.
 
A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é um evento que celebra há oito edições o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Dedica-se a apresentar filmes sul-americanos que discutem temas atuais de Direitos Humanos no nosso continente.
 
Realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Universidade Federal Fluminense / Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras e do BNDES, o evento acontece nas 26 capitais e no Distrito Federal. Em 2013 a mostra também foi realizada em 1.000 espaços culturais pelo Brasil, assumindo um caráter descentralizador e democrático.

 
Sobre os curtas:
 
Brasília Segundo Feldman (DF)
Direção: Vladimir Carvalho
Doc, 22min, 1979
 
Os primeiros tempos de Brasília, no último ano de sua construção. Depoimentos de pioneiros e trabalhadores sobre aquele momento e as condições de vida dos candangos. A trilha sonora vale-se de gravações realizadas à época, emprestando especial colorido ao filme.
 

Caixa D’água: Qui-Lombo é Esse? (SE)
Direção: Everlane Moraes
Doc, 15min, 2012
 
Relata, através de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas localizado em Aracaju, capital de Sergipe. A ênfase é dada à cultura negra e à presença do negro escravo e seus descendentes, com o resgate de assuntos relacionados à sua origem, oralidade, localização geográfica e consciência de sua identidade racial, mostrando que, apesar dessa comunidade existir em uma área urbana, ainda mantém muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.
 
 
Serviço:
 
Sessão Extraordinária - Cineclube Curta Doze e Meia
Mostra de Cinema e Direitos Humanos
20/02/2014, quinta-feira, às 12h30
ENTRADA GRATUITA
 
Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife
 
Informações: 
curtadozemeia@gmail.com
 (81) 9223-2182 / 9873-3576 / 8964-2101 
https://www.facebook.com/CurtaDozeMeia

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]