Curta-metragem produzido por pedagogo do Campus e Pindorama Cine Educação concor ::  | Curta o Curta

Curta-metragem produzido por pedagogo do Campus e Pindorama Cine Educação concor

Por Guilherme Whitaker em 25/06/2012 09:22


O curta-metragem “Rio das Orações”, dirigido pelo pedagogo do IFPA Campus Belém, Alexandre Silva em parceria com o Projeto Pindorama Cine Educação, está concorrendo na categoria “Melhor Produção Amazônica” do 3° Festival de Cinema Curta Amazônia, que acontecerá de 23 de junho a 30 de junho em Porto Velho, Rondônia.

O festival é uma mostra de cinema e vídeo com atenção especial para o cinema brasileiro e de produção independente. O curta “Rio das Orações” mostra um pouco do sincretismo religioso na região do Caraparu em Santa Izabel do Pará, onde acontece o Círio de Nossa Senhora da Conceição sobre as águas do rio.

Na categoria “Melhor Produção Amazônica,” o curta está concorrendo com outras produções da região, na maioria de Rondônia e Amazonas e apenas uma outra produção do Pará. A direção é de Alexandre Silva, a direção de arte de André Leite e a direção de fotografia de Fernando Campos, ambos do Pindorama. Houve também a participação de Luana Lobato, do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA.

Segundo Alexandre Silva, a maior dificuldade em fazer o curta foi financeira: “Quem custeou a produção foi o nosso próprio bolso”, conta o pedagogo. Mas, para ele, isso não tira a importância de se produzir audiovisual dentro da Instituição: “É importante, pois produzir audiovisual dentro do IFPA não deixa de ser ao mesmo tempo pesquisa e extensão. Vou começar um mestrado na área de Cultura e Arte com incentivo do IFPA Campus Beléme posso trabalhar o audiovisual numa perspectiva científica.”.

A estreia de “Rio das Orações” no Instituto ainda não foi possível, mas está prevista para acontecer em sessão do Pindorama Cine Educação. O próximo passo de “Rio das Orações”é se inscrever no Festival Curta Taquari de Taquaritinga do Norte em Pernambuco ou até mesmo em Gramado. O próximo projeto de Alexandre, que também será em parceria com o Pindorama, é um curta-metragem de ficção com história sobre a educação de adultos.

 

Fonte: Felipe Jailson

ASCOM – IFPA CampusBelém


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]