Curta Metragem sergipano é exibido na Argentina ::  | Curta o Curta

Curta Metragem sergipano é exibido na Argentina

Por Curta o Curta em 22/11/2013 15:48


Graças a ações de incentivo do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), como o Edital de Apoio a Produção de Curtas Metragens, e também do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, os profissionais sergipanos que atuam na área do audiovisual têm conseguido recursos para produzir seus filmes e a oportunidade levá-los para outras cidades e até países, mostrando o quanto a produção sergipana tem crescido.

Este é o caso do realizador Fábio Rogério, que além de ser um dos contemplados no Edital de Curtas Metragens em 2013, foi, no início do mês de outubro, à cidade de La Plata, na Argentina, para participar da exibição do seu curta ‘A eleição é uma festa', durante 8º Festival Latino-Americano. A viagem foi custeada pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, que a exemplo de Fábio Rogério, já levou outros realizadores e artistas para mostrar seus trabalhos em outras partes do Brasil e do mundo.

Segundo o realizador, além de participar deste festival, ele aproveitou a viagem e foi ao Festival de Cine del Conurbano (Fecico), em Banfield, também na Argentina, uma vez que seu documentário também havia sido aprovado.

"A eleição é uma festa' já tinha sido exibido em vários festivais fora do Brasil, mas em nenhum deles eu acompanhei a exibição e a surpresa com a recepção do público em ambos os festivais foi saber que muitas das pessoas que viram o filme, pensavam que ele era de ficção", explica.

O filme é um vídeo documentário e foi gravado entre agosto e outubro de 2012, durantes os últimos meses de eleição em Aracaju, e fala sobre o processo eleitoral aracajuano e a presença de participantes como ‘Batman' e ‘Robin'.

Fábio Rogério completa que uma das curadoras do Fecico, conversou com ele após a exibição e confessou que tinha selecionado o filme imaginando que ele era ficção. "Isso era algo que eu não estava esperando, pois na minha cabeça era muito clara a idéia de que é um documentário, mas como os argentinos lidam com a política de uma forma muito diferente da nossa, houve um estranhamento muito grande. Eles acham inimaginável que pudesse haver um "Batman" e um "Robin" disputando uma eleição", comenta.

Para ele, o edital é fundamental por dar oportunidade de artistas e produtores verem seus trabalhos pelo mundo. "Ele é de extrema relevância, pois quem lida com a alguma tipo de expressão artística precisa acompanhar como o seu trabalho está sendo recebido e esse edital visa justamente proporcionar essa experiência", argumenta.

Fonte: ASN


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]