Curta Minas exibe curtas de Ozualdo Candeias ::  | Curta o Curta

Curta Minas exibe curtas de Ozualdo Candeias

Por Guilherme Whitaker em 10/12/2007 09:17


Curta Circuito - Belo Horizonte - MG
Panoramas I – Ozualdo Candeias

A Associação Curta Minas/ABD-MG apresenta o Cineclube Curta Circuito. Para a primeira sessão de encerramento de 2007, dia 10 de dezembro, às 19h, no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes, com entrada franca, o Cineclube Curta Circuito traz para BH dois filmes de um dos mais importantes cineastas brasileiros, Ozualdo Candeias (falecido em fevereiro deste ano). Ainda que lembrado muitas vezes como um dos precursores daquilo que se convencionou chamar de “cinema marginal” (seu primeiro longa, A Margem, de 1967, está na origem do “movimento”), Candeias foi responsável por um cinema sem paralelo na filmografia nacional. De forma crua e visceral, e com um domínio bastante particular do cinema – era um espécie de autodidata, intuitivo e provocador, que ignorava quaisquer modelos estabelecidos de concepção e filmagem – Candeias procurou mostrar a violência e a brutalidade que se abatem sobre o homem comum, marginalizado pela sociedade burguesa e pelos processos de produção e expropriação capitalista. A sessão conta com o documentário Tambaú, primeiro filme de Candeias, o média-metragem ZéZero, que, de tão inapropriado para época, nem sequer chegou à mão dos censores na década de 70, e com um documentário fotografado e montado por ele sobre a Boca do Lixo paulista.

Conheça um pouco mais sobre Candeias:
Ozualdo Ribeiro Candeias (Cajobi, 5 de novembro de 1918 — São Paulo, 8 de fevereiro de 2007) foi um cineasta brasileiro, um dos pioneiros do cinema marginal nacional.De origem pobre, Ozualdo foi militar e caminhoneiro antes de começar sua carreira cinematográfica em 1955, com o curta-metragem Tambau-Cidade dos Milagres, no qual já trazia elementos comuns à sua obra, como a ironia e a provocação. Sua obra-prima foi A Margem, de 1967, que abriu caminho para o movimento do cinema marginal, de nomes como o do próprio Ozualdo, João Silvério Trevisan, Júlio Bressane e Rogério Sganzerla, entre outros. Em 1968, produziu um dos segmentos do filme Trilogia de Terror, de José Mojica Marins, o Zé do Caixão: O Acordo. Ainda com Mojica, co-dirigu Ritual dos Sádicos, produzido em 1969, mas só liberado pela Censura em 1982.Seu último filme foi O Vigilante, de 1992. Avesso a entrevistas, a última aparição do cineasta foi para o videodocumentário "Ozualdo Candeias: vida e obra marginal" (2006); produzido por três alunos de Jornalismo da PUC Campinas. Ozualdo faleceu na tarde do dia 8 de fevereiro de 2007, aos 88 anos, dois meses após sua última entrevista.
Filmes que serão exibidos:

A Boca do cinema paulista | Antonio F. de Sousa, 1982, 12’
Registro das origens do cinema paulista, sobretudo dos fundadores da Boca do Lixo e seus realizadores posteriores. Roteiro de Ozualdo Candeias e Antonio F. de Sousa, fotografia e montagem de Ozualdo Candeias.

Zezéro | Ozualdo Candeias, 1974, 31’
Agricultor pobre emigra para a cidade, seduzido pelas maravilhas da civilização.

Tambaú, cidade dos milagres | Ozualdo Candeias, 1955, 14'
Os milagres de Padre Donizetti, da cidade de Tambaú.

* Os Filmes: A Boca do cinema paulista e Zezéro serão exibidos em 35mm

No inicio da sessão haverá uma apresentação sobre a obra do cineasta, por Vinícius Cabral e João Dumans.

Cineclube Curta Circuito
Panoramas I – Ozualdo Candeias.
Data: 10 de Dezembro
Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Horário: 19h
Classificação Indicativa: 16 anos
Assessora de Imprensa Cineclube Curta Circuito
Daniela Fernandes –98059625/32019665

O Cineclube conta com o patrocínio da NET, com patrocínio local da MSA-INFOR, STRADA FIAT e com os apoios culturais da Fundação Clóvis Salgado, Sesc Uberlândia, Prefeitura de Montes Claros, Guia BH, Curta o Curta, Rádio Inconfidência, Programa Curta e Vsnet. O projeto é realizado através dos benefícios das Leis Municipal e Estadual de Incentivo à Cultura




Daniela Fernandes
Diretora de Comunicação
Curta Minas/ABD-MG
(31) 32019665 (31) 98059625
www.curtaminas.com.br

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]