Curta na Praça em Sampa ::  | Curta o Curta

Curta na Praça em Sampa

Por Guilherme Whitaker em 08/05/2009 08:38


CURTA NA PRAÇA, com realização e produção de: Daniel Gaggini, Flávia Tonalezi, Helena Cerello e Paula Cohen, ingressou no cenário cinematográfico no ano de 2008, trazendo ao grande público exibições de curtas-metragens independentes com sessões temáticas no Espaço dos Parlapatões - situado à Praça Roosevelt em São Paulo. Local pertencente ao pólo da diversidade artística, conhecido por abrigar a vanguarda do teatro paulistano.

O projeto conta ainda com o diferencial que está nas intervenções durante as exibições. A proposta não está somente em exibir um curta, mas sim, em estabelecer um diálogo entre as duas linguagens artísticas (teatro X cinema).

Personalidades como: Hector Babenco, Laís Bodansky, Beto Brandt, Gero Camilo, Mario Bortolotto, Marcelo Rubens Paiva, Cláudio Carneiro (Cirque du Soleil), entre outros, já levaram a sua arte "ao vivo" à Praça.

Ainda no mesmo ano, a equipe foi responsável pela curadoria, organização e realização da "Tenda Cinemix - Satyrianas 2008". Evento que atraiu mais de 40.000 pessoas em 80 horas de atividades culturais ininterruptas, sendo exibidos mais de 100 filmes.

Diante a escassez de espaço no mercado para a distribuição deste formato, a criação de um circuito independente de fomento e exibição de curtas torna-se cada dia mais necessário. Pela carência de recursos nas etapas de pré-produção e produção, a própria natureza do curta-metragem já é independente. Predisposição que tende a aumentar com a disseminação da tecnologia. Se, por um lado, essa escassez pode dificultar o crescimento do formato, por outro, a independência pode promover a experimentação e a criatividade.

O acervo CURTA NA PRAÇA, conta com filmes raros e de artistas renomados jamais exibidos em público. Tendo também um vasto material já selecionado, pertencente à novos e expressivos talentos (atores e diretores) de suma importância ao cenário artístico atual e futuro.

ENVIE O SEU CURTA-METRAGEM PARA SER EXIBIDO NA PRAÇA!
Maiores informações: http://www.curtanapraca.com.br

 

PRÓXIMAS EXIBIÇÕES
13 de maio de 2009 às 23h00
Local: Espaço dos Parlapatões
Endereço: Praça Franklin Roosevelt 158 . Centro / SP

ENTRELINHA (ficção – 04’38’’), de ARIEL SCHVARTZMAN
Com:Sergio Mastropasqua e Patricia Pichamone.
Sinopse: Uma linha vermelha sai de uma carta e percorre lugares que seu autor costumava frequentar. Livremente inspirado no conto: “As linhas da Mão” de Julio Cortazar.

 


ROMANCE.38 (ficção – 15’), de VÍTOR BRANDT e VINÍCIUS CASIMIRO
Com: Marcelo Pacífico, Bia Borin, Joeli Pimentel, José Roberto Jardim, entre outros.
Sinopse: Jorge é um escritor tentando terminar seu primeiro romance com a ajuda de sua namorada. O que ela não sabe é o quanto da ficção de seu livro é real.

 


OS FILMES QUE NÃO FIZ (ficção – 17’), de GILBERTO SCARPA
Com: Adriano Falabella, Ana Luísa Alves, Cynthia Falabella, entre outros.
Sinopse: "Os Filmes que não fiz" mostra de forma divertida e cínica a filmografia de um realizador completamente desconhecido que tem muitos projetos e roteiros, mas não tem nenhum filme produzido.

 


CONFUSÕES COTIDIANAS (ficção - 14’), de MARAT DESCARTES
Com: Gustavo Machado, Cristiano Karnas, Cristiane Paoli Quito, entre outros.
Sinopse: Baseado na narrativa homônima de Franz Kafka. O personagem A confirma e anota na sua agenda o compromisso de ir encontrar-se com B em H para o fechamento de um negócio muito importante.

+ performance
+ coquetel

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]