Curta no Almoço confirmado em 2010 na Caixa Cultural-RJ ::  | Curta o Curta

Curta no Almoço confirmado em 2010 na Caixa Cultural-RJ

Por Guilherme Whitaker em 13/12/2009 12:24


A Curta o Curta já se prepara para o ano que vem. No último dia 9 de dezembro saiu o resultado do edital nacional de ocupação dos oito espaços Caixa Cultural (BA, CE, DF, PE, PR, RJ, RS, SP) em 2010. É uma ação de seleção de projetos para aplicação de cerca de R$ 25 milhões nas áreas de dança, artes visuais, teatro, cinema, música e outros. Dentre as 2.771 propostas recebidas, 361 foram aprovadas. E, dentre os destaques aprovados para a Caixa Cultural do Rio, citados pelo release do edital, o Curta no Almoço aparece em cinema, ao lado de uma homenagem aos 80 anos de um mestre do cinema mundial, Jean-Luc Godard.

A Caixa tem sido uma forte aliada no projeto da Curta o Curta de desenvolvimento de público para o curta-metragem nacional. Apostou, em 2007, na proposta de oferecer ao público uma programação em formato ousado. Diariamente, durante duas semanas, o público poderia assistir curtas no horário do almoço, no centro do Rio, em sessões de até 20´ de duração. Uma edição no primeiro semestre e outra no segundo semestre.

Cinco edições e quase três anos depois, o edital nacional da Caixa anuncia que “Curta no Almoço, um dos preferidos do público que trabalha no Centro do Rio, também foi selecionado pelo edital de ocupação 2010”.

Não é à toa. Desde a primeira edição, o público cresceu 124%:

* 522 pessoas na primeira edição em fev/2007
* 1.168 pessoas na quinta edição em ago/2009

No total, público de quase 4.000 espectadores. A média diária de 146 pessoas presentes às sessões (crescimento de 94% em relação à primeira edição), em dias de semana, no horário de trabalho, em pleno centro do Rio, pode despertar surpresa. Mas, além da praticidade, do conforto e, certamente, da gratuidade, é fruto da programação. O contato dos filmes com o público fez a diferença. Allan Gutiérrez Rodrigues, advogado de 24 anos que trabalha na Petrobras e já é freqüentador do evento, explicou em março deste ano que “a gente volta para o trabalho com outro humor”.

Em setembro desde ano, após a 5ª edição do evento, a Gerente de Filial da CAIXA Cultural do Rio de Janeiro, Regina de Albuquerque, comentou assim o evento: “Temos muita satisfação em dar espaço aos curtas-metragens, formato menos conhecido e exibido. Os cinemas da CAIXA Cultural/RJ completaram 3 anos e a cada ano a programação se consolida no cenário cultural carioca.”

Leia mais sobre esse assunto:
Cinema já faz parte do cardápio do almoço no Centro do Rio
Quarta edição do Curta no Almoço teve recorde de público na CAIXA Cultural


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]