Curta o Curta premiará Formação do Olhar Kino Oikos em Sampa ::  | Curta o Curta

Curta o Curta premiará Formação do Olhar Kino Oikos em Sampa

Por Guilherme Whitaker em 20/08/2008 12:22


A edição de 2008 do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo contará, pela terceira vez consecutiva, com o apoio da Curta o Curta. A Distribuidora oferece 2 pacotes de Distribuição Cultural como prêmio a vídeos exibidos na seção “Formação do Olhar Kino Oikos”, segundo a escolha de um júri nomeado pela Curta o Curta.

A Distribuição Cultural é um serviço pioneiro e ainda único de inscrição de filmes em festivais nacionais e internacionais. Após a finalização do filme, o produtor conta com a comodidade e a segurança do serviço para garantir a inscrição de sua obra na maior quantidade de festivais que tiver interesse. Dessa forma, amplia as chances de seleções e de premiações de seu filme.

O serviço oferece pacotes de festivais pré-definidos e a opção Meu Pacote, na qual o realizador escolhe quais festivais, dentre uma relação de mais de 60 eventos, deseja ter seu filme inscrito.


Serviços Curta o Curta abrem espaços para exibição de curtas
Distribuidora fornece filmes para TV Brasil e novo portal web de operadora de telefonia

Rio de Janeiro, agosto de 2008 – A Distribuição da Curta o Curta, lançada no final do ano passado, viabilizou recentemente o fornecimento de 33 filmes para exibição pela TV e pela Internet. O resultado, considerado pela empresa como um bom começo dado o ineditismo do trabalho, é fruto da reestruturação do site em 2007, da criação de sistemas de TI de apoio à promoção e venda do serviço, da prospecção de exibidores e da força da marca da empresa, pioneira na exibição de filmes na internet brasileira (desde 2000).

A TV Brasil, TV pública recém criada pelo governo Lula, foi a primeira cliente de grande porte da Distribuidora. Contratou, por período de 1 ano, a exibição de 3 filmes: Mini Cine Tupy, de Sérgio Bloch; O outro Amanhã, de André Saito e Cesar Nery; e Triângulo, de Robson Lopes . As negociações seguem para que novas obras sejam fornecidas, dado o interesse da TV Brasil pela programação de curtas.

Outros filmes do Catálogo Curta o Curta estão disponíveis a um público muito amplo no novo portal da Oi. A operadora de telefonia selecionou 30 títulos oferecidos pela Distribuidora para exibição na Central de Vídeos de seu novo portal, lançado em julho.

Em março deste ano, a Distribuidora realizou a 3ª edição da mostra Curta no Almoço, evento idealizado e realizado pela empresa com patrocínio da CAIXA. Durante 2 semanas foram exibidas, na Caixa Cultural do Rio, sessões de até 20 minutos, com 1 a 2 filmes. As sessões foram apresentadas às 12:30h e reprisadas às 13:00h e 13:30h. Nesta 3ª edição, 12 filmes foram exibidos para um público total de 768 pessoas, com média de 103 pessoas por dia. O crescimento do público foi de 38% desde a primeira edição do evento, em fevereiro de 2007. Também foram realizadas sessões especiais com filmes infanto-juvenis para alunos escolas da rede pública local, seguidas de debate com os realizadores.

Esses contratos de distribuição dão uma mostra da variedade de boas oportunidades que o curta-metragem nacional tem a aproveitar. A Distribuidora segue buscando filmes, preferencialmente selecionados e premiados em festivais, para compor o Catálogo Curta o Curta, que já conta com mais de 80 títulos. O modelo de negócios é inovador. A empresa coloca à disposição das obras sua capacidade de gerar negócios e permite que os detentores dos direitos dos filmes participem de todos os resultados de negociação, pois ela não compra os direitos para uso dos filmes. Esse modelo é viável a partir do uso intensivo de sistemas de tecnologia da informação especialmente desenvolvidos para agilizar a comunicação e tornar as informações disponíveis para todas as partes envolvidas.

A Curta o Curta segue no trabalho de prospecção de exibidores, maior desafio para o serviço da Distribuidora.

Desde 2006, 40 produtores já usaram o serviço, por meio do qual 62 filmes foram inscritos em festivais, obtendo 68 seleções e 12 premiações.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]