Curta O Gênero 2014 começa nesta segunda-feira em Fortaleza ::  | Curta o Curta

Curta O Gênero 2014 começa nesta segunda-feira em Fortaleza

Por Curta o Curta em 07/04/2014 17:19


A terceira edição do Curta O Gênero será realizado entre os dias 7 e 11 de abril, na Casa Amarela Eusélio Oliveira no Benfica. O evento vai apresentar mostra audiovisual e seminários sobre relações entre liberdade, gênero e diversidade sexual. Este ano, serão exibidos 30 filmes dos 170 filmes inscritos, além de ter 28 trabalhos acadêmicos de mais de 40 inscritos.

Umas das novidades para 2014 são os simpósios temáticos do seminário, onde estudantes e pesquisadores de todo o país poderão compartilhar suas pesquisas. O festival também terá a exposição “Constrastes - gênero, tempos, lugares, olhares” com o tema Gênero e Liberdade, em que os ensaios serão compostos por fotografias pessoais.

A abertura do Curta o Gênero 2014 será uma mesa composta por María Magdalena Valdivieso, do Centro de Estudos da Mulher da Universidade Central de Venezuela, e Ana Maria Veiga, doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. A noite será encerrada com show da cantora Di Ferreira e the Dillas.

Para falar sobre práticas e prazeres sexuais dissidentes, terão nomes, como a professora colombiana María Elvira Benitez, de Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Bruno Zilli, pesquisador associado do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos - CLAM/IMS/UERJ.

Para discutir diversos olhares feministas, a programação contará com a colaboração da professora associada de Teoria Literária na Universidade Federal de Santa Catarina, Cláudia Junqueira. A ativista Sônia Corrêa, fundadora da organização feminista brasileira SOS Corpo – Instituto Feminista para Democracia, e o argentino Mario Pecheny, professor e pesquisador em diversas universidades e grupos acadêmicos, entre eles Universidade de Buenos Aires, dividirão a mesa “Horizontes incertos: Estado, fundamentalismos e direitos sexuais e reprodutivos no Brasil”.

O encerramento do Curta O Gênero vai abordar desafios do pensamento feminista com uma conferência da portuguesa Conceição Nogueira, doutora em Psicologia Social pela Universidade do Minho. O evento será fechado com a exibição gratuita do longa-metragem “Tatuagem”, dirigido por Hilton Lacerda, vencedor de diversos prêmios em festivais.

A programação completa no site do evento. O evento acontece desde 2012 e conta com uma programação mais extensa. Nas duas primeiras edições, já foram exibidos mais de 50 curtas-metragens, entre ficções, documentários e animações, de um total de 200 produções nacionais e estrangeiras inscritas.

Serviço
Curta O Gênero 2014
7 a 11 de abril de 2014
Casa Amarela Eusélio Oliveira: Av. da Universidade, 2591, Benfica. Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3495-1887

Fonte: G1


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]