Curta Santos recebe filmes até primeiro de julho ::  | Curta o Curta

Curta Santos recebe filmes até primeiro de julho

Por Guilherme Whitaker em 18/06/2007 07:25



5º CURTA SANTOS RECEBE FILMES


O festival, que tem edição nacional, dá ênfase à diversidade cultural e presta homenagens a personalidades do cinema brasileiro

A quinta edição do festival, de abrangência nacional, conta com três mostras competitivas, cinco especiais e homenageia os 50 anos de carreira de Sérgio Mamberti, patrono do festival; o cinema irreverente do cineasta Beto Brant e a figura empreendedora de Roberto Mário Santini, presidente do jornal A Tribuna de Santos, morto em janeiro deste ano.

As inscrições, gratuitas, estarão abertas até o dia 5 de junho. Podem ser feitas pelo site www.curtasantos.com , onde o interessado preenche uma ficha e encaminha o material para a Oficina Pagu, Praça dos Andradas, s/nº, Santos-SP. Os curtas devem ter, no máximo, 20 minutos de duração, incluindo os créditos, serem produzidos a partir de 2004 e não terem participado de edições anteriores do Curta Santos.

O V Curta Santos chega acompanhado de números significativos para os organizadores. “Nas quatro edições anteriores recebemos quase mil inscrições de produções e tivemos o prazer receber 90 mil expectadores nas salas de apresentação. Este ano entramos para o calendário oficial de festivais brasileiros e isso nos coloca em um patamar bastante confortável. Acreditamos que esses são os frutos de um trabalho sério e apaixonante que empreendemos todos os anos, vencendo barreiras, lutando contra o tempo e as adversidades, mas sempre de maneira profissional”, declara Ricardo Vasconcellos, diretor administrativo do festival.

Para esta edição a organização trabalha com as mostras competitivas Olhar Brasilis, Olhar Caiçara e videoclipes.

Mostras Competitivas

Olhar Brasilis
Dedicada às produções nacionais. Esta mostra é subdividida em curtas produzidos em 16 mm, 35 mm e digital/vídeo. Os filmes vencedores de cada categoria e os prêmios técnicos recebem o Troféu Chico Botelho.

Olhar Caiçara
Criada para prestigiar as produções realizadas na Região Metropolitana da Baixada Santista e Litoral Paulista. Os melhores curtas e os vencedores dos prêmios técnicos recebem o Troféu "Maurice Légeard".

3º Festival de Vídeo-Clipe – Curta Santos

Para produções nacionais. Receberão o Troféu "Maurice Légeard" o clipe vencedor e os premiados nas categorias técnica, performance e musical.

Mostras especiais
Paralela à Mostra Competitiva, o V Curta Santos vai apresentar Mostras Especiais destinadas a abordar temas que desenvolvam no expectador o questionamento. Para o diretor artístico do festival, Toninho Dantas, estimular o debate em torno de questões sociais “é uma obrigação dos organizadores de eventos culturais. Num país com tanta disparidade são poucas as chances que temos de instigar o pensamento, provocar o debate e buscar alternativas”, explica Dantas.

Fazem parte dessa mostras especiais, o “Outro Olhar”; “Curta Diversidade”; “Curta Online”; “Curta Cris” e “Olhar de Rua”.

Outro Olhar
Nesta modalidade serão exibidos todos os filmes inscritos e não selecionados para a mostra competitiva Olhar Caiçara. Trata-se de um incentivo à produção regional. Durante a exibição haverá um grupo de orientadores avaliando a produção, a atuação dos participantes, revisando, analisando, criticando e acrescentando conceitos estéticos e técnicos às obras.

Curta Diversidade
A mostra destina-se a celebrar o mosaico social, religioso e racial existente no Brasil. Para tanto, serão exibidas produções que exponham os temas, produzidas em diversas regiões e épocas.

Curta Online
Mostra voltada para as mídias alternativas, como celulares, câmeras fotográficas digitais e Palm-tops. Esses trabalhos serão exibidos, permanentemente, pelo site www.curtasantos.com.br, enquanto durar o festival.

Curta Cris
A temática dessa categoria foca na diversidade sexual e os curtas exibidos serão restritos a produtores especialmente convidados pela organização. O nome da mostra homenageia a barraca de praia da “Cris”, localizada no Itararé, São Vicente, local de encontro deformadores de opinião e do público GLTB – Gays, Lésbicas, Transgêneros e Bissexuais da região.

Olhar de Rua
A mostra percorre os bairros da região levando parte da programação do festival, onde não existem equipamentos culturais públicos ou privados ou cinemas.

Homenagens
O V Curta Santos presta uma homenagem ao ator, diretor de cinema, teatro e televisão, Sérgio Mamberti, escolhendo-o para patrono do festival. Mamberti, considerado um dos mais brilhantes intelectuais brasileiros é um santista que ocupa atualmente o cargo de Secretário da Identidade e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura. O festival comemora ainda, os 50 anos de carreira de Mamberti.

O jovem cineasta Beto Brant é outra personalidade homenageada pelo Curta Santos. Visto pela crítica como um dos mais importantes cineastas brasileiros da nova geração, Brant recebe o Troféu Chico Botelho.

Roberto Mário Santini, diretor presidente do Sistema A Tribuna de Comunicação, falecido no início deste ano, é homenageado por seu caráter empreendedor, que ajudou a alavancar diversos setores da economia na região e a enaltecer as artes como fator educador.


Serviço
Evento: Abertura das inscrições e lançamento do site do V Curta Santos- Festival de Curtas-Metragens
Data: 05 de março de 2007- 2ª feira
Local: Lan House Slamp
Endereço: Av. Siqueira Campos, 606 – Canal 4 – Embaré- Santos- SP

Para inscrições
Acessar o site www.curtasantos.com
Preencher ficha de inscrição
Enviar material (filme, DVD, vídeo) para Oficina Pagu – Praça dos Andradas, s/nº - Cadeia Velha – Santos – SP

Assessoria de Imprensa e Comunicação
Jornalistas: Isa Santos
Gisela Kodja
Contatos: (13) 8145-4699 / 8124-3663
E-mail: fale.comassessoria@uol.com.br

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]