CURTA+SE 13 ::  | Curta o Curta

CURTA+SE 13

Por Curta o Curta em 18/03/2013 13:35


Regulamento

I – FINALIDADE

O Curta-SE 13 tem por finalidade possibilitar ao público sergipano a difusão e acesso à produção audiovisual iberoamericana, o intercâmbio entre os realizadores brasileiros e iberoamericanos, assim como, a formação do olhar e de público para o cinema brasileiro. Quer ainda, promover a acessibilidade e a promoção da economia criativa nas cidades. 

II – ORGANIZAÇÃO

O CURTA+SE 13 é realizado pelo Centro de Estudos Casa Curta-SE e conta com o patrocínio de empresas públicas e privadas, através de Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). 

III – MOSTRAS COMPETITIVAS – SEÇÕES

3. O Festival é composto pelas seguintes seções: 

3.1. SEÇÃO OFICIAL, de caráter competitivo. (70 filmes) 

III – MOSTRAS COMPETITIVAS – SEÇÕES

3. O Festival é composto pelas seguintes seções: 

3.1. SEÇÃO OFICIAL, de caráter competitivo. (70 filmes) 2

3.1.2. Poderão participar filmes de curtametragem, até 15 min: 

- Realizados por produtores e/ou realizadores iberoamericanos ou radicados no país por mais de 02 anos; Concluídos entre 2010 a 2013, nos formatos: 

a) Cinema digital iberoamericano – 35mm e vídeo - (até 40 filmes) - documentário, ficção e animação; 

b) Vídeo sergipano (Realizado por realizadores sergipanos ou em Sergipe) – (até 10 filmes) – documentário, ficção e animação; 

d) Vídeos de bolso – celular e câmera digital (até 10 filmes), documentário, ficção e animação; 

e) Videoclipe – (até 10 obras) 

3.1.3 Longas - poderão participar filmes de longa-metragem, a partir de 70min (cinema digital), concluídos entre 2010 a 2013 – (5 filmes). 

O Festival poderá convidar até 3 dos filmes selecionados para a mostra, realizados por produtores e/ou realizadores iberoamericanos ou radicados no país há mais de 02 anos e (países da América Latina, Portugal e Espanha), compreendidos nos gêneros: documentário, ficção e animação; 

3.2. SEÇÕES PARALELAS, de caráter informativo (50 filmes) 

3.2.1. Festivalzinho – mostra infantil em vídeo – 5 filmes 

3.2.2. Mix SE - 5 filmes 

3.2.3. Mostra Avanca – filmes portugueses – 5 filmes 

3.2.4. Mostra “Cidades Criativas e Sustentáveis“ – 3min : com as seguintes temáticas: energia, água, mudanças climáticas, consumo, povos e lugares, ativismo ambiental, resíduos sólidos, políticas públicas, socioambientais, mobilidade, habitação, áreas verdes, áreas urbanas, alimentação, economia verde, globalização, vida selvagem, sustentabilidade) – 10 filmes 3

3.2.5. Mostra Fest’Afilm – 5 filmes 

3.2.6. Mostra Curta-SE Live Cinema – 5 performances

3.2.7. Longas – 5 filmes 

3.2.8. Mostra CineFoot – 5 filmes 

3.2.9. Mostra Acessibilidade (para Pessoas com Deficiência Auditiva) – (5 filmes). 

IV – INSCRIÇÃO

4.1 O tópico Realizador, presente na ficha de inscrição deste festival, deve ser preenchido com o nome do responsável e/ou representante do filme. O nome do Realizador fará parte de toda divulgação do filme, podendo este ser o diretor, produtor ou qualquer pessoa da equipe responsável pelo mesmo. 

4.1.2 Os filmes em língua espanhola e em português de Portugal devem estar obrigatoriamente, legendados em português do Brasil. 

4.1.3 Os filmes deverão ser enviados em 2 cópias em DVD junto com a ficha de inscrição, acompanhada da filmografia do realizador e 2 fotos de cena em formato JPG, sinopses, fichas técnica e artística. Caso seu filme seja selecionado e tenha diálogos, deverá enviá-lo em formato digital em um arquivo identificado; 

4.1.4 Observando-se o período de inscrição, de 18 de fevereiro a 13 de abril 2013, o material deverá ser enviado até esta data para: 

Casa Curta-SE – Festival Curta-SE 13. 

Rua O2, nº 61, Conj. Augusto Franco. 

Bairro Farolândia, CEP: 49030-100 

Aracaju/SE – BRASIL. Fone/fax (+55 79) 3302 7092 ou (+55 79) 3041 8563 4

Info.: curtase.mostras@gmail.com

4.1.5 O regulamento deste concurso e o formulário de inscrição estão disponíveis na página web da organização do festival http://casacurtase.org.br. As inscrições via internet só serão validadas depois que identificarmos a chegada do material antes relacionado, que deverá ser enviado até a data de encerramento das inscrições, sendo observada conforme data de postagem nos correios ou correspondente aéreo ou terrestre. 

4.1.6 Todos os gastos concernentes ao envio do material ficam a cargo do remetente. 

4.1.7 Para os casos de postagem no exterior via courier, deve ser especificado que o material enviado NÃO TEM VALOR COMERCIAL. Caso o material chegue ao Brasil com valor declarado, a organização do festival não se responsabiliza pelo pagamento dos impostos exigidos por lei, sendo o pacote devolvido ao destinatário, com os custos revertidos para o remetente. 

V – SELEÇÃO

5.1 A seleção dos filmes será realizada por uma comissão nomeada pela direção do Festival. 

5.1.2 A organização do Festival entrará em contato com os responsáveis dos filmes, mencionados no ato da inscrição, selecionados na segunda semana de Julho 2013. As produções que não receberem uma comunicação até esta data mencionada,serão consideradas não selecionadas para as mostras competitivas do festival. Já as performances em live cinema, serão divulgadas em maio de 2013, conforme programação. 

5.1.3 As produções selecionadas para exibição nas mostras 5 competitivas,devem enviar à organização do festival, os filmes em mídia PEN DRIVE, HD externo ou película 35mm. O envio deverá ser feito até o dia 24 de agosto de 2013, junto com imagens de divulgação e demais materiais promocionais (press book, fichas, sinopses, cartazes). 

O conteúdo do HD externo/PEN DRIVE deve obedecer aos seguintes critérios de formatação: Áudio e vídeo em sincronia (sync) e ambos com a mesma duração. 

O conteúdo será exibido do primeiro ao último frame enviado, não alteramos marcação de entrada e saída do arquivo. 

Imagem 

Arquivo em AVI ou MOV (sem áudio) – Sem compressão - Millions of Colors, Resolução 1280x720 - Frame Rate 23.98, 24, 25 ou 29.97fps 

progressivo, sem pulldown. 

Aspecto do Pixel – Square Pixel - 1:1 

Áudio 

Estéreo: Arquivo WAV ou AIFF (sem compressão) com os 2 canais, 48 KHz 

16 bits ou 24 bits (pico de áudio à 0dBFS) Deve ter a mesma duração e estar em sincronia com o arquivo de imagem. 

5.1: WAV ou AIFF (Sem compressão) com 6 canais MONO separados a 48Khz, 16 bits ou 24 bit. 

Os canais de áudio devem estar com o mesmo frame rate que a imagem. 

Deve ter a mesma duração e estar em sincronia com o arquivo de imagem. 

VI – EXIBIÇÃO

6.1 Os filmes selecionados serão projetados de acordo com a programação elaborada pela organização do festival. 

6.1.2 A exibição dos filmes será feita em Cinema Digital, cabendo, ao Festival, a captura das mídias em HD. 6

6.1.3. A mostra competitiva “Vídeo de Bolso” terá seus filmes exibidos no site do festival. Para isso, o realizador deverá enviar o link do seu filme selecionado para o e-mail curtase.mostras@gmail.com

VII – PRÊMIOS

7.1 Os prêmios do concurso serão outorgados por três jurados oficiais. Um para longa-metragem e os outros para curta-metragens. Cada Júri será composto por 03 (três) membros e estabelecerão os critérios de trabalho em conjunto com a direção do CURTA-SE 13; As obras serão selecionadas por uma curadoria. 

7.1.2 Os Jurados de Curta-metragem concederão o Troféu VER OU NÃO 

VER às seguintes categorias: 

Melhor Curta-metragem; Melhor Curta-metragem com temática Nordestina, Melhor Direção; Melhor Ator e Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Musical; Melhor Animação, Melhor Ficção e Melhor Documentário; 

7.1.3 – Os Jurados de Vídeo Sergipano concederão o Troféu VER OU NÃO 

VER às seguintes categorias: 

 Melhor Sergipano (1º, 2º e 3º lugares), Melhor Direção e Melhor Fotografia. 

7.1.4 - Os Jurados de Longa-metragem concederão o Troféu VER OU NÃO VER nas seguintes categorias: 

Melhor Longa-metragem, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Fotografia; 

7.1.5 Os jurados poderão separadamente conceder um prêmio especial e 7 uma menção honrosa, sempre que seja em comum acordo com a Direção do festival, podendo, também, abster-se de conceder qualquer prêmio ou troféu, quando o considerar necessário. 

7.1.6 No caso de alguma empresa privada ou instituição governamental desejar instituir algum prêmio especial, financeiro ou troféu, poderá fazê-lo seguindo seus próprios critérios, com o consentimento prévio da Direção do CURTA-SE 13. Os responsáveis legais das obras audiovisuais selecionadas serão comunicados com antecipação sobre qualquer eventual inclusão de um prêmio que implique a concessão de eventuais direitos de exibição ou correlatos. 

7.1.7 - Haverá também a votação do público para as seguintes categorias: 

Melhor Cinema Digital, Melhor Videoclipe, Melhor Vídeo de Bolso, Melhor Longa e Melhor Sergipano. 

7.1.8 – Para os filmes selecionados nas mostras de Longas (5 filmes) e Cinema Digital (20 filmes com maior pontuação) no Curta+Se 13, o festival poderá conceder passagens para seus representantes estarem presentes às exibições dos filmes, conforme programação, devendo ser obrigatória suas presenças à noite de premiação do festival. 

VIII – DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 As cópias em DVD das obras inscritas nesta edição, inclusive as que não foram selecionadas para exibição, farão parte do acervo da videoteca do Centro de Estudos Casa Curta-SE 

8.1.2 As cópias em HD, poderão ser levadas por seus representantes no festival, em meio à sua solicitação prévia, ou serão devolvidas pela organização do Festival, a partir de 30 de Setembro de 2013, cabendo ao evento, os custos de envio para o endereço informado na inscrição. 

8.1.3 A organização do Curta+Se 13 reserva-se ao direito de exibir em 8 qualquer meio de comunicação trechos das obras participantes, com fins de divulgação do festival. 

8.1.4. Os filmes premiados farão parte da mostra itinerante a percorrer 6 cidades /locais (uma na Sala Avenida Brasil/Cine Vitória – Aracaju-Se, uma no Fest’Afilm em Montpellier-Fr, uma no Festival Très Courts, de Paris-Fr, uma no Festival de Avanca-Pt e + duas cidades portuguesas a serem definidas em parceria com este festival). Para a itinerância na França, os filmes deverão estar legendados em francês. 

8.15. No ato da inscrição, caso o realizador queira, poderá antecipadamente informar a Classificação Indicativa do seu filme, condição obrigatória para aqueles que forem selecionados às mostras competitivas, conforme determinação do Ministério da Justiça. O realizador ou responsável pelo filme aferida pelo Ministério da Justiça pós a divulgação dos filmes selecionados. Caso ainda não a tenha requerido, a organização do festival assim o fará, conforme prévia informação do realizador. 

8.1.6. Cabe à Direção do Festival a resolução de qualquer caso omisso. 

8.1.7. O ato de inscrição no Curta+Se13 - Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe, implica a plena aceitação do presente regulamento.



Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]