Curta SE acontece de 12 a 17 de setembro ::  | Curta o Curta

Curta SE acontece de 12 a 17 de setembro

Por Guilherme Whitaker em 12/09/2011 08:25


Este ano, a 11ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) foi novamente selecionada pelo edital do Programa Petrobras Cultural, reafirmando a parceria com a Petrobras, que se estende desde 2003.

O Evento acontecerá no período de 12 a 17 de setembro, ganhando mais um dia de programação, com mostras nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Estância. O Curta-SE conta com exibições no Teatro Tobias Barreto, onde acontece a solenidade de abertura, Cinemark; Sesc Centro; Universidade Tiradentes; Universidade Federal de Sergipe; Escola Estadual Zizinha Guimarães, em Laranjeiras; Cine Teatro Gonçalo Prado, em Estância; além da Praça da Matriz, em São Cristóvão.

A 11ª edição do festival bateu recorde de inscritos. Foram 605 inscritos nas cinco categorias. Desse total, foram selecionados para a mostra competitivas 10 vídeos de bolso, 20 vídeos iberoamericanos, 20 curtas 35mm, 10 vídeos sergipanos e 05 longas metragens. O Curta-SE é dividido em mostras competitivas, com votação do júri popular e oficial, e em mostras informativas, exibidas em espaços alternativos e em cidades do interior sergipano.

Para que os seis dias de evento se realizem, uma equipe de 40 pessoas que trabalha nas áreas de Mostras, Produção, Produção de Eventos, Fotografia, Assessoria de Comunicação, Transporte, Tradução, Receptivo e Cerimonial comandadas pela diretora executiva, Rosângela Rocha, e pela produtora executiva, Deyse Rocha. Desse total, 26 são estagiários, selecionados para trabalharem desde o processo de pré produção até a desprodução do CURTA-SE.

Social

O Curta-SE Também desenvolve um trabalho social com parcerias com instituições sem fins lucrativos. Desde a terceira edição que o ingresso é trocado por 1kg de alimentos não perecível, possibilitando o acesso às exibições das mostras competitivas. Para cada dia de evento uma instituição é selecionada para ganhar os alimentos arrecadados. No ano passado foi distribuido um total de 1.407 quilos.

A programação também conta com o Festivalzinho, com temáticas educativas e o Cinema Inclusivo voltado para pessoas com deficiência auditiva. Nesta edição, o Festivalzinho acontece no Sesc Centro e terá a participação de crianças de algumas instituições parceiras. Já o Cinema Inclusivo, que também acontece no Sesc, terá a exibição de cinco filmes de animação com legendas descritivas.

Eventos

O festival também consegue integrar outras artes, como a música, sendo contratadas bandas locais, possibilitando a movimentação da cadeia produtiva e integrando o público e realizadores sergipanos aos realizadores de diversas localidades. Com as contratações, movimenta-se também a economia da cidade no setor hoteleiro, agência de viagem, transporte, restaurantes, gráficas, serviços de terceiros, além de capacitar jovens universitários nas diferentes áreas de estágio disponibilizadas pelo CURTA-SE.

Apoio

O festival, incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Comunicação Social, apoio cultural do Cinemark, Banco do Nordeste e Fundação Aperipê, apoio do Pontão Avenida Brasil, Ponto de Cultura Figuras em Trânsito, Banese Card, Shopping Jardins, Mega Collor, CiaRio, Estúdios Mega, Cinerama Brasilis, Nova Digital, Porta Curtas, Canal Brasil, Revista Preview, Revista Raça Brasil, Revista Brasileiros, Sesc Sergipe, Unit, UFS, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeituras de Estância, Laranjeiras e São Cristóvão, Fórum dos Festivais, Congresso Brasileiro de Cinema, Conselho Nacional de Cineclubes, ABD/SE, Segrase, Infonet, Superlux e Ativa Impressão Digital e Swap, curtaocurta, com realização da Casa Curta-SE e Ministério da Cultura/Governo Federal (País rico é país sem pobreza)

A programação completa está disponível no site: http://www.curtase.org.br/


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]