Curta TV estreia nova temporada neste domingo ::  | Curta o Curta

Curta TV estreia nova temporada neste domingo

Por Guilherme Whitaker em 01/11/2012 16:38


O Curta TV estreia nova temporada neste domingo falando sobre um tema que está presente na vida de todos nós: o cotidiano. O programa vai mostrar a nova safra de filmes que reinventaram a poesia do dia a dia, transformando o trivial em obra de arte.

A apresentadora Renata Boldrini vai lembrar ao espectador que o cinema mundial voltou os olhos para a realidade quando a segunda Grande Guerra cobriu de poeira os sonhos hollywoodianos de um cinema feito de pura fantasia.

Foi assim que surgiu na Itália o Neo Realismo, um movimento que mudaria para sempre a história do cinema trazendo o cotidiano de pessoas comuns para o centro da tela. O curta-metragem brasileiro contemporâneo tem ótimos exemplos de filmes inspirados neste universo. O Curta TV conversou com alguns realizadores desses filmes para saber o que os move nesta direção.

E se na vida real a palavra cotidiano inspira monotonia, no cinema ela pode sugerir uma rotina pra lá de movimentada. O curta-metragem Café Turco, de Thiago Luciano, fala de um cotidiano nada trivial, e revela como a realidade entre as trincheiras de uma guerra pode se aproximar do dia a dia comum. A equipe de reportagem do Curta TV bateu um papo com o diretor, que reinventou os cenários de batalha em uma locação no interior de São Paulo.

No segundo bloco, o programa exibe, na íntegra, o filme Cotidiano, de Joana Mariani. Assim como na canção de Chico Buarque, este curta fala de uma mulher que fez da repetição a cadência de sua vida. Antes da exibição, a diretora do filme fala um pouco sobre a obra.

O Curta TV vai ao ar na TV Brasil, domingo, às 00h30, e reprisa no sábado seguinte, no mesmo horário.

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]