Curta Tv fala de filmes que debatem o racismo ::  | Curta o Curta

Curta Tv fala de filmes que debatem o racismo

Por Curta o Curta em 24/05/2013 11:35


Na próxima edição do Curta Tv, o público vai poder refletir sobre o preconceito racial através das lentes de uma câmera. A apresentadora Renata Boldrini aborda no programa o universo dos curtas-metragens que falam sobre o racismo e promovem o debate social.

Como o filme ‘Pele branca, máscara negra’, de Conrado Krainer, que trata da busca pelo branqueamento da pele por pessoas negras, e mostra como acadêmicos e artistas lidam com isso. O diretor do curta conversou com a equipe de reportagem sobre esta produção.

Quem também está nesta edição do programa é Jeferson De, referência no ativismo anti-racial no país. Seus filmes são conhecidos por falar de forma direta sobre a discriminação. Em ‘Carolina’, por exemplo, Jeferson documentou a história real de uma menina que escreve em seu diário sobre fome, preconceito e a miséria que a rodeiam. Os escritos ficaram famosos e ganharam repercussão mundial com tempo limitado. Logo depois Carolina caiu no esquecimento e morreu na pobreza. 

Já a diretora Sabrina Rosa costuma usar uma abordagem um pouco diferenciada. Nos filmes dela, a igualdade dá o tom do discurso. Em seu filme ‘Vamos fazer um brinde’, realizado em parceria com Cavi Borges, a questão racial não foi abordada diretamente, mas gerou discussão por parte da crítica cinematográfica. 

O Curta Tv traz ainda, no quadro ‘Achados da Web’, outra referência audiovisual quando o assunto é preconceito de raça. Spike Lee, antes mesmo de terminar a universidade, já questionava temas e atitudes polêmicos. O programa vai falar de um dos filmes de Lee que retrata seu engajamento social e político. 

Para fechar mais uma edição, o público assiste, no segundo bloco, um curta que alia politização a humor. ‘A incrível história da mulher que mudou de cor’ narra a curiosa história de uma negra que embranquece repentinamente. Antes da exibição, o diretor Marcelo Santiago dá uma breve introdução sobre o filme.

O Curta TV vai ao ar domingo, às 22h30, na TV Brasil (Canal 2, 18 Net, 116 Sky)

Fonte: Renata G. Lima


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]