Curta TV mostra primeiros passos de grandes realizadores ::  | Curta o Curta

Curta TV mostra primeiros passos de grandes realizadores

Por Guilherme Whitaker em 09/12/2011 10:22


No programa deste domingo, dia 11, o público vai ficar por dentro dos primeiros passos de grandes realizadores. Muitos deles começaram pelos curtas-metragens, que representavam uma espécie de escola para quem quisesse fazer cinema. Alguns desses filmes caíram no esquecimento, mas outros acabaram se transformando em clássicos, mostrando ao mundo o talento de cineastas que já no primeiro trabalho revelaram que nasceram para a coisa.

Nas décadas de 50 e 60, quando o mundo reinventou o cinema com os filmes de autor, toda uma geração de diretores talentosos mostrou a que veio através de curtas-metragens, como foi o caso de Glauber Rocha, com o filme O Pátio, e Rogério Sganzerla, com o curta Documentário. A atriz e diretora Helena Ignez, que atuou em O Pátio e, mais tarde, veio a casar-se com Sganzerla, dá uma entrevista ao programa sobre estes filmes, que traduzem bem o que viria a ser o cinema brasileiro moderno.

Na década seguinte, o esquema de filmes entre amigos, que virou uma marca registrada da produção de curta-metragem até hoje, continuou a todo vapor. O diretor José Joffily contou para a equipe de reportagem como foi a primeira experiência dele como diretor no curta Alô Teteia, de 1977. Este filme, que marca o começo no cinema de toda uma turma que é sucesso hoje, vai ser restaurado em breve.

O programa vai mostrar ainda grandes nomes do cinema hollywoodiano que também começaram dirigindo curtas, como Martin Scorsese. Quando ainda era estudante da Universidade de Nova York, ele impressionou a todos com a qualidade dos seus curtas. O primeiro deles, What’s a nice girl like you are doing in a place like this?, pode ser encontrado na web. Outro curta de Scorcese que também está disponível na rede é The Big Shave, primeiro filme com o qual ele chamou a atenção do mundo.

Esta edição do/urta TV deste domingo Curta TV vai mostrar ainda os festivais dedicados apenas a filmes de diretores estreantes, como a Mostra Internacional do Primeiro Filme, que acontece em Timbaúba, na zona da mata pernambucana. A mostra exibe curtas e longas de diretores do Brasil e do mundo, e tem como objetivo criar uma vitrine para quem está começando.

Outro festival que segue essa linha e que também será mostrado no programa é o Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, com dez anos de historia. O festival é totalmente dedicado a obras de diretores estreantes e sua programação conta com mostras competitivas de curtas e longas metragens.

No segundo bloco, o público vai conferir, na íntegra, o curta Ana Beatriz. O filme usa animação de fotografias para contar a história de Paulo e Ana, que se encontram num dia aparentemente normal. Antes da exibição, a diretora Clarisse Cardoso dá um depoimento para o programa.

O Curta TV vai ao ar domingo, às 22h30, na TV Brasil.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]