Curta TV pega carona com os road movies ::  | Curta o Curta

Curta TV pega carona com os road movies

Por Guilherme Whitaker em 01/12/2011 09:20


Dos westerns até os filmes de terror, o cinema de estrada já passou por todos os gêneros até se transformar em um deles. O Curta TV deste domingo, dia 12 de fevereiro, vai falar sobre os filmes que colocaram o pé na estrada apostando neste que é um dos gêneros mais interessantes do cinema, o road movie.

Entre os curtas-metragens, a diversidade se repete. Os road movies podem ser dramas, comédias, urbanos ou rurais. Entre os diretores que apostaram no movimento como foco da narrativa está Marcos Guttman. Ele vai falar no programa sobre os curtas Lapso, Numa Beira de Estrada e Km 0.

Os diretores Claudia Cardenaz e Rafael Schlichting vão falar nesta edição do Curta TV sobre como embarcaram no gênero com o curta Road Movie. O filme faz uma releitura dos filmes da década de 1960, tempo em que ganhar a estrada se transformou em sinônimo de liberdade e contestação.

O programa traz uma entrevista com Fernando Coimbra, diretor de Trópico das Cabras. O curta, que mostra uma reviravolta na vida de um casal após ganhar a estrada na tentativa de melhorar a relação, ganhou diversos prêmios no ano de 2007, quando foi lançado.

Embora o gênero seja genuinamente americano, explorado desde a conquista do oeste, o programa desta semana mostra como os road movies seduziram diretores do mundo inteiro. O programa vai falar sobre o curta De Volta ao Quarto 666, de Gustavo Spolidoro, que tem como personagem central o alemão Win Wenders, um apaixonado pelo gênero, realizador de obras primas como Paris Texas.

Esta edição do programa também mostra que não é apenas com um carro que se pode fazer um road movie. Os diretores Helvécio Marins e Clarissa Campolina vão falar sobre o curta Trecho, que mostra como um andarilho solitário pode render uma boa poesia cinematográfica.

O Curta TV deste domingo ainda traz uma reportagem especial com a atriz Maria Ribeiro, que no seu primeiro curta-metragem como diretora apostou no gênero para fazer uma reflexão sobre a passagem do tempo. No filme Vinte e cinco, a protagonista Malu vai do Rio de Janeiro para Búzios se despedir da casa onde passou a infância e a adolescência.

O Curta TV vai ao ar domingo, às 22h30, na TV Brasil.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]