Curta Viçosa exibe e debate curtas a partir do dia 6 ::  | Curta o Curta

Curta Viçosa exibe e debate curtas a partir do dia 6

Por Guilherme Whitaker em 31/05/2005 20:17



Projeto Curta Viçosa
Universidade Federal de Viçosa 


Para poder explicar o que é a I Mostra de Curtas-Metragens de Viçosa, primeiramente, é necessário compreender de forma clara o que vem a ser o Projeto Curta Viçosa. Este foi idealizado pela coordenadoria de cultura do Centro Acadêmico de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa, e tem como objetivo começar a preencher uma grande deficiência que existe no campo áudio-visual no município de Viçosa, tanto como no campus da Universidade Federal de Viçosa e de certa forma existente também no curso de Comunicação Social. 

O primeiro acontecimento a ser realizado pelo Projeto Curta Viçosa é exatamente a I Mostra de Curtas-Metragens de Viçosa, que será realizado entre os dias 06 e 11 de junho. O evento consiste basicamente em exibir curtas-metragens de forma gratuita e assim incentivar na população viçosense uma nova característica cultural referente a valorização das produções áudio-visuais, além de divulgar os trabalhos relativos à elaboração de curtas-metragens nacionais. 

A decisão de realizar a I Mostra de Curtas-Metragens de Viçosa não foi uma medida precipitada ou tomada ao acaso. O Brasil vem passando por transformações profundas no cenário dos curtas-metragens. Por exemplo: várias leis de incentivo à produção de filmes curtos vem sendo criadas nas esferas municipais, estaduais e federais; empresas privadas reconhecem nesse mercado uma ótima oportunidade de apoiar a cultura e ao mesmo tempo anunciar o seu produto; a qualidade tanto de produção quanto de elaboração de roteiros dos filmes nacionais tem melhorando consideravelmente, as produções nacionais estão atraindo um público cada vez maior, e outros fatores a mais. 

Além dos motivos citados acima, vale a pena ressaltar o fomento por cultura que a atual comunidade universitária da UFV tem manifestado. Isso se comprova com o público presente nas diversas modalidades de apresentações: shows, peças de teatro e apresentações de dança. 

Mas ainda falta a exibição de trabalhos referentes à sétima arte, que na sua essência não estejam comprometidos com ideologias mercadológicas e nem com interesses financeiros. Essa situação começaria a ser revertida com a realização da I Mostra de Curtas-Metragens de Viçosa. 

A mostra tem como objetivo mobilizar a população universitária e viçosense em respeito à arte. Mais diretamente aos estudantes do Centro de Ciências Humanas (CCH) que atualmente conta com mais de 1.000 (mil) estudantes. 

Mas o fato de o encontro enfocar os estudantes de humanas não exclui de forma alguma o interesse em alcançar os estudantes dos outros centros de ciência da universidade e as pessoas da comunidade viçosense que se interessem pela magia da sétima arte.
Dessa forma, a organização do evento está estimando que o público total da mostra fique por volta de 360 (trezentos e sessenta) pessoas, durante os 6 (seis) dias de exibição dos curtas-metragens. 

Entre os dias 06 e 10, as exibições dos curtas-metragens serão feitas às 20:00 no Cine Carcará, localizado embaixo do Espaço Fernando Sabino (Centro de Vivência), no DCE porão. No dia sábado, 11, será feita uma sessão com os curtas que mais se destacaram durante a semana no Espaço Fernando Sabino, a partir das 14:00. 

Logo após essa sessão, será realizado um painel com os diretores Fábio Brito (BH), José Geraldo Oliveira (BH), Pedro Asbeg (RJ) e Felipe Nepomuceno (RJ), sobre o tema: Produção de vídeos documentários: dificuldades, erros e acertos. 

Para encerrar a 1ª Mostra de Curtas Metragens de Viçosa, ocorrerá ainda na noite do dia 11, no Severina Bistrô, uma exibição especial com o intuito de levar o evento também para fora das quatro pilastras. 

Projeto Curta Viçosa
Universidade Federal de Viçosa
06 a 11 de Junho de 2005
RELEASE
REALIZAÇÃO:
CACOM, Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFV.
Gestão Dialogue


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]