CurtaDoc de campeões ::  | Curta o Curta

CurtaDoc de campeões

Por Guilherme Whitaker em 13/07/2012 13:56


As histórias de três homens e suas conquistas com o esporte estão no episódio inédito do CurtaDoc que estreia na terça 17 de julho, às 21 horas, no SescTV. Vida de Campeão exibe três documentários: Mauro Shampoo - Jogador, Cabelereiro e Homem, Luiz Apple - A Vida de um Campeão e O rei está doente, de Adriano Justino. Entre o anonimato e o estrelato, os personagens refletem uma realidade de superações e batalhas entre o futebol e o boxe. O CurtaDoc está no ar desde 2009 no SescTV e é uma realização da Contraponto, produtora sediada em Florianópolis.

O convidado especial deste episódio é Juan Zapata, cineasta colombiano que vive em Porto Alegre (RS). Ele comenta o assunto do programa e os documentários. "Com esses filmes, eu concluí algo que sempre pensei sobre cinema documentário brasileiro, que é basicamente sobre esse imaginário do campeão, de vitória que temos aqui no país. Não é aquele imaginário que se vai conquistar algo, às vezes tende a ser um imaginário muito mais interior e social.

O documentário Mauro Shampoo - Jogador, Cabelereiro e Homem, de Leonardo Cunha Lima e Paulo Henrique Fontenelle (22min, 2005), expõe com humor o cotidiano dessa figura folclórica de Recife. Com apenas um gol marcado em toda a carreira, Mauro alcançou a fama como atleta e símbolo do Ibis Sport Clube, que entrou para o Guiness Book como "o pior time de futebol do mundo de todos os tempos". Conheça o homem que tem um coração de ouro, uma tesoura de aço e uma perna de pau!

Outro jogador e grande goleiro do Jaguaré, bairro paulistano, está retratado em Luiz Apple - A Vida de um Campeão, de Nildo Ferreira (3min, 2009). Este curtinha compõe o Programa Comunidade Educativa, com o projeto Resgate e Valorização da Memória Local, desenvolvido com alunos de escolas públicas.

O rei está doente, de Adriano Justino (16min, 2003), volta no tempo até 1969 e remonta a história de Caninin, o maior boxeador do Paraná. O filme relembra sua ascensão,e esclarece como foi sua queda, até então envolta de muitos mistérios desde que foi derrotado pelo pugilista amador Ale Kanson.

No encerramento do programa, o quadro Curtas Palavras fala sobre Coprodução latino-americana. Os cineastas Eduardo Piñero, do Uruguai, Matías Vize, do Chile, e Luiz Alberto Cassol, do Rio Grande do Sul, Vida de Campeão integra a segunda temporada do CurtaDoc no SescTV, com 52 programas inéditos e exibição de 170 documentários brasileiros . A série faz uma panorama da produção de curtas-metragens no gênero documentário, em episódios semanais com uma hora de duração. Os curtas são comentados por produtores, cineastas e pesquisadores e discutem os mais variados assuntos da cultura brasileira. O canal SESCTV está disponível para todo o Brasil pela TV por assinatura, pelo sistema DTH: Sky (canal3), Oi TV (canal 28), GVT (canal 228) e CTBC (em diferentes números de canais) e em mais 77 operações de TV a cabo em todo o território nacional.

O CurtaDoc na web é o primeiro acervo especializado em documentários brasileiros e latino-americanos. A coleção conta hoje com 813 curtas que podem ser assistidos na íntegra. Realizadores da América Latina podem inscrever suas produções diretamente no www.curtadoc.tv e participar de seleções para programa na televisão.


ACOMPANHE NOSSOS CANAIS
www.curtadoc.tv
facebook.com/curtadoc
www.contraponto.tv

CONTATO

direção • Kátia Klock • (48) 3334.9805 / 9989.4202 • producao@contraponto.tv
comunicação • Sarah Goulart • (48) 3334.9805 • imprensa@contraponto.tv


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]