CurtaDoc exibe filmes e provoca reflexão ::  | Curta o Curta

CurtaDoc exibe filmes e provoca reflexão

Por Guilherme Whitaker em 25/10/2009 15:00


O SESCTV, em parceria com a produtora Contraponto, exibe a série CurtaDoc sempre às 21h das terças. CurtaDoc é um espaço inédito na televisão brasileira e revela uma seleção representativa do curta-metragem brasileiro no gênero documentário. Foram escolhidos 125 filmes para a primeira temporada do programa de um total de 520 inscritos no site www.curtadoc.tv . As inscrições e a seleção continuam e o próximo passo é transformar o site em um catálogo de documentários para pesquisa.

Embora boa parte dos títulos seja de produção recente, há produções emblemáticas dos anos 60, 70 e 80 que estarão nos programas. O primeiro episódio do CurtaDoc, intitulado Retratos, exibe quatro filmes e abre com O Poeta do Castelo, de Joaquim Pedro de Andrade, sobre o poeta Manuel Bandeira, realizado há exatos 50 anos.

Até julho de 2010 serão exibidos semanalmente 37 programas temáticos, cada um com duração de 52 minutos. Além das exibições de curtas-metragens, CurtaDoc conta com um convidado especial para comentar o tema do episódio e analisar as obras. Outros entrevistados, como realizadores e pesquisadores, completam com questões sobre a produção e reflexões sobre o gênero.

Um dos documentários mais antigos do CurtaDoc é de Paulo César Saraceni, Arraial do Cabo (1959), filme inaugural do Cinema Novo que mostra uma vila de pescadores em contraste com uma fábrica que polui a região. Esta é a primeira produção de Saraceni e Mario Carneiro, dupla reconhecida no cinema nacional. A última obra dos dois, Casemiro de Abreu (2007), também está.

Além de O Poeta do Castelo, o diretor Joaquim Pedro de Andrade é lembrado com O Mestre de Apipucos, filme em torno do sociólogo Gilberto Freire em sua casa de Apipucos (Recife/PE), também realizado em 1959. Mas vale destacar outras obras-primas sobre a realidade brasileira e que foram selecionados no CurtaDoc, como Heitor dos Prazeres (1965) e Ver Ouvir (1966), de Antonio Carlos Fontoura, Carmem Miranda (1969), de Jorge Ileli, Moreira da Silva (1973), de Ivan Cardoso, Eh Pagu, eh! (1982), de Ivo Branco, Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado, e À Margem da Imagem (2003), de Evaldo Mocarzel.

Foco no documentário

CurtaDoc exibirá obras com enfoque histórico, artístico, político, social e ambiental. Dos inscritos, segundo Kátia Klock, diretora do programa, os temas recorrentes foram música, urbanidade, meio ambiente, biografia e produções experimentais. “Recebemos documentários de todo o país e a seleção que vamos exibir é bem diversificada. É uma forma interessante de enxergar a realidade brasileira e mapear a produção audiovisual de documentários”. Para Mauricio Venturi, produtor executivo da Contraponto, o projeto “cria uma nova janela para o curta e para o debate sobre o pensamento documental na televisão”.

O diretor Evaldo Mocarzel avalia que o momento é muito bom porque há um interesse grande pelo documentário na televisão. "Alguns canais estão comprando títulos, há festivais nacionais e internacionais, e o documentário brasileiro está lá". Para a professora e documentarista Consuelo Lins, o CurtaDoc acompanha esse movimento de intensificação do interesse pelo documentário não só no Brasil. "É um programa bem-vindo para aprofundar essas discussões em torno das temáticas e da estética do documentário". Na opinião do diretor Paulo César Saraceni a televisão é uma janela essencial para alcançar o público, e o cinema na televisão é importantíssimo.

O programa de estreia, Retratos, vai exibir quatro documentários com mediação da convidada Cláudia Mesquita, doutora pela USP e professora do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina. Além de O Poeta do Castelo, será exibido Seo Chico, um Retrato (1998), de José Rafael Mamigoniam. Rodado em Santa Catarina, o curta aborda poeticamente a vida e o pensamento do lavrador Francisco Thomaz dos Santos (1932-1996). Retratos apresenta ainda O Menino e o Bumba (2007), de Patrícia Cornils, sobre um jovem obcecado por ônibus desde os nove anos de idade, e Carolina (2003), de Jeferson De, baseado no livro de memórias O Quarto de Despejo, de Carolina de Jesus, escritora negra que teve momentos sublimes, e morreu no esquecimento em 1977.

Especialistas comentam temas

Entre os convidados para avaliar e discutir o tema aglutinador dos documentários em cada programa foram convidados profissionais envolvidos com a narrativa cinematográfica no Brasil. Entre eles, CurtaDoc tem a presença de Consuelo Lins, documentarista e professora, (UFRJ) no programa Diálogos Globais; Lúcia Murat (RJ), cineasta, no programa Política; Ivana Bentes, professora (UFRJ), em Direitos Humanos; Celso Sabadin (SP), jornalista e crítico de cinema, em Cinemania e Personas; Angélica de Moraes (SP), curadora e crítica de arte, em Plasticidade; Helena Katz (SP), crítica de dança, em De corpo e alma; José Geraldo Couto (SC), jornalista e crítico de cinema, em Futebol; Israel do Vale, jornalista e crítico de música, (SC), em Diversidade Musical; Cezar Migliorin, montador e professor de cinema (UFF-RJ), em Urbanidade; Ricardo Miranda, montador e professor de cinema da Escola Darcy Ribeiro (RJ), em Lugares; João Carlos Rodrigues (RJ), jornalista e pesquisador, em Samba; Aglair Bernando, professora de cinema da (UFSC), em À Margem, etc.

Visite o site www.curtadoc.tv e acompanhe a construção de um novo banco de dados sobre o documentário no Brasil.

O QUÊ: Estreia do programa CurtaDoc.
EPISÓDIO 1: Retratos
QUANDO: Terças às 21 horas.
REPRISES: quartas, às 15h30; quintas, às 9h30; e sábados, às 22h30.
ONDE: SESCTV, canal 3 da Sky em todo o Brasil.
Outras operadoras, consulte: www.sesctv.org.br

CONTATO:

Kátia Klock - (48) 3334 9805 / 9989 4202
Mauricio Venturi - (48) 3334 9805 / 8411 6229

producao@contraponto.tv

--
FIFO LIMA press
assessoria de imprensa
fifolima@contraponto.tv
(48) 4141-2116 / 9146-0251
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]