CurtaDoc  recebe filmes até dia 13 de julho ::  | Curta o Curta

CurtaDoc recebe filmes até dia 13 de julho

Por Guilherme Whitaker em 09/07/2009 13:26


Estão abertas até 13 de julho as inscrições para realizadores de documentários que queiram apresentar suas obras no CurtaDoc, um programa produzido em Florianópolis (com viagens pelo país) que vai exibir obras produzidas em diferentes épocas e regiões brasileiras. A Contraponto, produtora responsável pelo programa, pretende revelar a multiplicidade cultural do país, montar um acervo histórico e discutir assuntos (e formas) que permeiam o documentário. CurtaDoc será exibido no canal SESCTV a partir de outubro. Para fazer parte do programa basta se inscrever pelo site: www.curtadoc.tv. A equipe da Contraponto selecionará e licenciará aproximadamente 150 obras de curta-metragem com duração de até 26 minutos.

CurtaDoc será uma série semanal de 37 programas (52 minutos cada) com edições temáticas transmitida pelo SESCTV. O canal de cultura e educação é uma iniciativa do SESC São Paulo, com programação retransmitida para todo o Brasil em sinal aberto por emissoras educativas e independentes ou operadoras de TV por assinatura.

O programa será temático e exibirá curtas documentais com enfoques histórico, artístico, político, social e ambiental. Biografia, música, infância, ditadura e futebol são alguns dos assuntos debatidos pelo convidado de cada edição, que fará uma leitura crítica dos curtas exibidos. O programa será costurado com crônicas, entrevistas e depoimentos de pesquisadores e profissionais da produção audiovisual. “O objetivo é refletir e exibir o pensamento documental do Brasil”, diz Mauricio Venturi, produtor executivo da Contraponto, produtora atuante em Florianópolis e São Paulo. O programa será dirigido por Kátia Klock e Chico Pereira, que também são diretores de documentários.

A produção crescente de documentários já é fato marcante para a história da arte audiovisual do país. O curta-metragem, formato mais difundido entre produtores independentes, encontra espaço apenas em circuitos fechados, como festivais e cineclubes. CurtaDoc fará um mapeamento destes trabalhos ao exibir recortes da nossa realidade, abrindo também espaço para a discussão do gênero documentário na televisão. O programa multiplicará a cultura do documentário para um público geral e também especializado.

O quê: Inscrições abertas para o programa CurtaDoc
Onde: www.curtadoc.tv
Quando: de 23 de junho a 13 de julho
Mais informações: curtadoc@contraponto.tv
(48) 8411 6229 | 9989 4202
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]