Curtas Brasileiros na Alemanha, Suíça e Áustria. ::  | Curta o Curta

Curtas Brasileiros na Alemanha, Suíça e Áustria.

Por Guilherme Whitaker em 13/10/2005 10:58



Brasil Plural 8: três meses de cinema brasileiro na Europa 


É a partir de Munique, no dia 13 de outubro, que 16 curtas-metragens, de vários Estados brasileiros, além de cinco longas, começam uma viagem de mais três meses, que vai percorrer três países, Alemanha, Suíça e Áustria. Trata-se da maior mostra itinerante de cinema brasileiro na Europa, o Brasil Plural 8.

"O carro-chefe do festival são os curtas, que já têm um público cativo e seguem abrindo espaços, conquistando a Europa, desde a primeira edição, em 1998", conta Márcia Paraíso, da Associação Cultural Polêmika, organizadora da mostra. 

Um dos principais resultados do empenho do Brasil Plural na divulgação do audiovisual foi que, na última edição, de 2004, os curtas da mostra foram adquiridos pelos cineclubes alemães, os Komunale Kino, e estão passando em circuito aberto em todo o país. "A idéia é continuar com esta parceria, garantindo cada vez mais espaço para o curta brasileiro lá fora", conta Ralf Tambke, também da Polêmika. 

E as novidades para este ano são eventos paralelos que devem trazer ainda mais olhares para o audiovisual brasileiro. Uma mostra de vídeos do Mercosul, uma mostra dos vídeos do projeto "Revelando Brasis", do Ministério da Cultura, e o evento "Brasil Mais Plural", que vai colocar em debate o audiovisual e os movimentos sociais, em parceria com várias entidades alemãs. 

Todas as informações sobre o festival, os filmes que vão para a Europa e a programação no site: www.brasilplural.org
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]