Curtas de Nelson Pereira dos Santos na abertura do Curta Circuito, dia 9 em Beag ::  | Curta o Curta

Curtas de Nelson Pereira dos Santos na abertura do Curta Circuito, dia 9 em Beag

Por Guilherme Whitaker em 04/03/2009 19:05


 

A Associação Curta Minas/ABD-MG e a Usiminas têm o prazer em convidar para a primeira sessão do ano do Cineclube Curta Circuito. Para a abertura, dia 9 de março, segunda-feira, às 19h, no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes, com entrada franca, apresentaremos a sessão Panoramas – Nelson Pereira dos Santos.

O Curta Circuito presta uma homenagem ao cineasta e imortal Nelson Pereira dos Santos, apresentando em sua primeira exibição cópias restauradas e praticamente inéditas de alguns de seus filmes.

Cineasta da maior importância para o Cinema brasileiro, Nelson completa 60 anos de carreira, sendo o único cineasta da Academia Brasileira de Letras, local onde, inclusive, criou um cineclube.

 

Conheça um pouco mais sobre Nelson Pereira dos Santos

Cineclubista em São Paulo, onde nasceu, em 1928, Nelson é considerado um dos mais importantes cineastas do país. Seu filme Vidas Secas, baseado na obra de Graciliano Ramos, é um dos filmes brasileiros mais premiados em todos os tempos, sendo reconhecido internacionalmente como obra-prima. Foi um dos precursores do movimento do Cinema Novo. É o fundador do curso de graduação em Cinema da Universidade Federal Fluminense, sendo professor do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF. Nelson Pereira dos Santos ganhou prêmios em festivais nacionais e internacionais (Cannes, Havana, Polônia). Em reconhecimento ao seu trabalho, já foram organizadas mostras e retrospectivas em países como França, Itália, Canadá, EUA e Japão, entre outros. Integrou o júri do Festival de Veneza de 1986 e 1993. Em 2006, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de número sete, cujo patrono é Castro Alves. É o primeiro cineasta brasileiro a se tornar imortal.

 

Filmes que serão Exibidos:

O Rio de Machado de Assis| Nelson Pereira dos Santos, RJ, 1965, 13'

Imagens do Rio de Janeiro com texto de Machado de Assis narrado por Paulo Mendes Campos.

*Cópia restaurada - Inédita

 

Missa do Galo | Nelson Pereira dos Santos, RJ, 1982, 24'

Passado numa noite de Natal no Rio de Janeiro, no final do século XIX, o surgimento de uma platônica e não-consumada relação entre uma tia e seu sobrinho. Baseado no conto homônimo, do livro Páginas Recolhidas, de Machado de Assis.

*Cópia restaurada - Inédita

 

Meu Cumpadre Zé Kéti | Nelson Pereira dos Santos, RJ, 2001, 12'

Homenagem ao sambista Zé Kéti, numa roda de samba que reúne seus amigos saudosos de sua memória.

 

 

Na abertura da sessão ocorrerá duas homenagens ao Cineasta, uma do Governo do Estado de Minas Gerais, que entregará a medalha Juscelino Kubitschek.

*Conferida nos graus de Grande Medalha e Medalha de Honra, a condecoração foi criada em 1995 para homenagear as personalidades e entidades que tenham contribuído para o crescimento de instituições políticas e para o desenvolvimento do município, do Estado de Minas Gerais e do País.

 

A outra homenagem será do Conselho Nacional dos Cineclubes Brasileiros - CNC que através do Cineclube Curta Circuito entregará o troféu Paulo Emílio Salles Gomes pelos seus 60 anos de carreira.

Após a sessão, debate com a cineasta e imortal Nelson Pereira dos Santos.

 

Cineclube Curta Circuito - 2009

Data: 09 de Março

Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes

Horário: 19h

Classificação Indicativa: 14 anos

Assessora de Imprensa Cineclube Curta Circuito - Daniela Fernandes – (31) 98059625

 

O Cineclube Curta Circuito conta com o patrocínio da Usiminas, Banco BMG, LIDERBH Veículos, Supermix Concreto, e com os apoios culturais: Rádio Inconfidência, Programa Curta, Guia Entrada Franca, Curta o Curta, Hotéis Othon e Vsnet. O projeto é realizado com os benefícios das Leis Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.

 

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]