Curtas e Bate-papo sobre Democratização no Vidigal ::  | Curta o Curta

Curtas e Bate-papo sobre Democratização no Vidigal

Por Guilherme Whitaker em 20/12/2004 08:11


Cineclube Nós do Morro exibe filmes e debate
a Democratização nas Comunicações


O projeto Cine Clube Nós do Morro tem como objetivo exibir duas vezes ao mês, sessões abertas à comunidade na sede do Grupo Nós do Morro, buscando atender a um público diverso que não costuma ir ao cinema, seja por motivos culturais, ou principalmente econômicos. O Cine Clube Nós do Morro também irá ampliar suas exibições, levando-o para outros espaços alternativos em outras comunidades e/ou instituições, que também desejem explorar a cultura audiovisual, levando esse acesso até seu público e assim contribuindo para a formação de uma sociedade mais cidadã e democrática. 

Além dessas propostas e a fim de estimular a participação da comunidade com a cultura audiovisual de uma forma mais dinâmica, serão realizadas, a cada dois meses, Fóruns para o encontro de diretores, produtores e pessoas ligadas a área de cinema com a comunidade, a fim de debater sobre cinema e, entre outras discussões, levantar propostas de políticas públicas para o audiovisual de modo a potencializar a participação política dentro da comunidade e integrar e motivar o debate dentro do fórum. Dentro desse mesmo evento, também realizaremos oficinas, mostras e atividades culturais.

Saiba mais em www.nosdomorro.com.br

21/12/2004 – 17h
Local: Casarão

Programação

Simião Martiniano, o Camelô de Cinema
Documentário, 14 min, cor, 35mm, PE, 1998
Dir: Clara Angélica e Hilton Lacerda
Sinopse: O Cinema da perspectiva de um cineasta-camelô alagoano radicado em Pernambuco desde a década de 50 e que no Nordeste personifica a versão cabocla de Ed Wood.

Zagati
Documentário,17min,cor, 35mm, SP, 2001 Dir: Nereu Cerdeira, Edu Felistoque Sinopse: Documentário dramatizado que narra o cotidiano do catador de papel José Luis Zagati, um amante do cinema, que graças ao seu ofício, retirou do lixo material suficiente para construir um “cineminha” em sua própria garagem, levando cultura a sua comunidade.

Uma Onda no Ar
Drama, 92min, cor, BH, 2002.
Dir: Helvécio Ratton
Sinopse: Quatro jovens que vivem em uma favela de Belo Horizonte, sonham em criar uma rádio que seja a voz do local onde vivem. Eles conseguem transformar seu sonho em realidade ao criar a Rádio favela, que logo conquista os moradores locais por dar voz aos excluídos e mesmo operando na ilegalidade, o sucesso da rádio comunitária repercute fora da favela.

Bate Papo: A DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Convidados:
Guti Fraga – Diretor Artístico do Nós do Morro
Cristiano Menezes – Diretor da Radio Nacional no Rio de Janeiro
Wanderley Gomes – Rádio Comunitária Estilo Livre
Guilherme Whitaker – Curtametragista – Editor do saite Curta o Curta


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]