Curtas na Prateleira` chega à Cobal Humaitá ::  | Curta o Curta

Curtas na Prateleira` chega à Cobal Humaitá

Por Guilherme Whitaker em 21/01/2002 14:44


´Curtas na Prateleira` chega à Cobal Humaitá
Projeto inédito e gratuíto
 


Luz, Câmera e Produção Nacional! É o Projeto “Curtas na Prateleira” que inaugura o primeiro espaço exclusivo para curtas-metragens nacionais em uma locadora no Rio de Janeiro, a Cavídeo, na Cobal de Botafogo. Para comemorar esse feito, será realizado no dia 27 de janeiro, domingo, a partir das 14 hs, uma série de atrações, como a Mostra, shows e até lançamento de site para os cinéfilos cariocas, com entrada franca.

DIA 27, domingo, das 14 às 18 hs: lançamento e exibição de nove coletâneas exclusivas em curtas-metragens nacionais. Os títulos são: “Mostra o seu que eu mostro o meu” – seleção dos curtas na mostra organizada anualmente pelo cineasta Víctor Klier, na edição do MAM, em 2000 e na Casa de Cultura Laura Alvim, em 2001.

“Animatron”– coletânea de curtas de animação independentes, organizada pelo Stúdio Octopus, destaque para o curta “Chifre de Camaleão”, de Marcelo Marão que foi o 1º lugar do Anima Mundi do ano passado.

“Tesouros da Toscographics” – curtas de animação e video clipes do premiado Allan Sieber, destaque para os premiados no Festival de Gramado: “Deus é Pai” e “Os Idiotas Mesmo”.

“Os Incinerastas” – coletânea de curtas-metragens experimentais exibidos na Mostra “O que Neguinho tá fazendo”, da Fundição progresso. Destaque para o curta “Sobre viventes” de Ana Rocha e de Laura Erber e ´Casulo`, ´Superoyto` de Chico Serra, e ´Casulo`, de Marcelo Ikeda.

“Víde e Vídeo” – coletânea de curtas-metragens, vídeos e documentários universitários pelo Brasil, premiados no Festival Vide e Vídeo da UFRJ, edição 2001. Destaque para o curta “O tamanho que não cai bem”, de Tadao Miaqui, do Rio Grande do Sul e premiado como melhor animação do Festival de Gramado, de 2001.

“Curtas Fora do Eixo” – Coletânea de curtas produzidos pela cooperativa “Fora do Eixo”, composta de novos cineastas cariocas.


Das 19 às 22 hs: Estréia e exibição dos três primeiros curtas-metragens produzidos pela Cavídeo, agora no segmento de produção audio-visual:

“Ausência”, ficção, da cineasta Carol Maia. De 14 minutos, o curta retrata as reflexões de uma jovem. No elenco, Carla Nogueira (vide Malhação).

“Cavé, um passado brilhante, um futuro radiante”, dos produtores Lúcia e Miguel Arruda, documentário exclusivo sobre a primeira Confeitaria do Rio Antigo e que hoje faz parte do Corredor Cultural da Cidade do Rio de Janeiro (tombado em 1987).

Ainda na estréia dos curtas da Cavídeo: a exibição do curta “Carolina, maçãs Crocantes”, ficção, de Paulo Henrique Fontenelle (vide montagem no filme “Belini e a Esfinge”, a ser lançado em março deste ano). De 30 minutos, o filme retrata uma noite na vida de vários personagens, provocando encontros e desencontros. Destaque para o florista, personagem do ator Antonio Pedro.


SHOWS: Nos intervalos das exibições, da produtora Cavídeo, das 19 às 22 hs, o músico especializado em trilhas sonoras, Alfredo Sertan, estará executando temas de filmes como “Missão Impossível”, “Golpe de Mestre”, “Guerra nas Estrelas”, da série 007, entre outros. Utilizando teclados e sintetizador, Alfredo realiza trilhas para os canais de televisão, como Telecine, Futura e Multishow.

E por fim, às 22 hs e sem hora para acabar: funcionará um Cyber Café (anexo a sala de projeções e do show, o Espírito das Artes, para o lançamento do site http://web.archive.org/web/20040312204357/http://www.cavídeo.com.br/ , onde o público poderá ter acesso. O Site apresentará o universo do cinema, com banco de dados de todo o acervo da locadora, lançamentos de filmes, em Home Vídeo e DVD, notícias de Festivais por todo o Brasil e dicas de cursos para os amantes da sétima arte

Entrada Franca.

Vale lembrar que toda a programação do lançamento do Projeto “Curtas na Prateleira” é gratuita e será realizado no dia 27 de janeiro, domingo, no espaço cultural Espírito das Artes, na Cobal de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 446 – segundo andar – tel.: 2266.2239).


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]