Curtindo curtas na Urca ::  | Curta o Curta

Curtindo curtas na Urca

Por Guilherme Whitaker em 06/05/2007 20:12



Sessão Curta o Curta
4 de maio - Ateliê da Imagem - Urca
Grátis e com fácil estacionamento local




Com prazer a sessão Curta o Curta de maio fez o lançamento de dois curtas, com a presença dos diretores, equipes técnicas e elencos. E super legal, mais de cem pessoas, que se dividiram em duas sessões cheias... Também rolou coquetel e bate-papos variados. Num bairro que nem cinema tem, talvez até pelo excesso de salas que o bairro vizinho já tem (mais de 20 salas, em Botafogo), é demais da conta receber tanta gente pra ver filmes locais, feitos em nossa imensa cidade.

A SESSÂO

FAXINA, de Edmundo Dan
FICÇÃO, 20 min., 2007 – Núcleo da Imagem / Idéias Visuais
Paulo, depois de sete anos de um casamento que considerava perfeito, é surpreendido por um rompante de sua esposa, Roberta, que culmina na separação do casal. Traumatizado, ele desaparece por oito meses. Ninguém tem notícias suas.

O FILME - FAXINA é o quinto filme do diretor Edmundo Dan e o primeiro da trilogia intitulada HISTÓRIAS DO AMOR TRÁGICO. São roteiros sobre relacionamentos que sempre acabam com tragédia e morte. Com clara influência das narrativas de Nélson Rodrigues e do universo de Quentin Tarantino, FAXINA aborda o casamento e a relação entre homens e mulheres como pano de fundo para que se discuta o medo e a violência que está dentro de cada um de nós. No elenco os atores Alexandre Falabella, Taciana Barros, Márcia Breves, Adriano Saboya e Simone Perla.

O DIRETOR - EDMUNDO DAN, 38 anos, é jornalista formado pela PUC-RJ e Pós-Graduado, pela mesma universidade em Comunicação em Imagem. É cineasta desde 2000.


Um dia, um Jardim, de Mônica Britto
FICÇÃO, 7 min., 2007 – Idéias Visuais / Universidade Federal Fluminense
Pessoas molestam diariamente moradores de uma casa.

O FILME - UM DIA, UM JARDIM é um projeto de Mônica Britto para a cadeira de Realização de filmes do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense, com finalização da produtora Idéias Visuais. O roteiro é a adaptação de um poema de 1936 de um poeta de Niterói chamado Eduardo Alves da Costa. O filme apresenta formas de linguagens extraídas da literatura para o cinema, compondo uma realidade sócio-política também presente em nossos dias, incluindo uma temática calcada no medo e na violência.

A DIRETORA - Mônica Britto é formada pelo curso de cinema da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE e pós-graduada em cinema documentário na FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Foi produtora do Curta metragem PAI NOSSO, contemplado pelo Plano Primeiro do consulado francês e exibido no Festival de Agen (França), e diretora assistente do filme FAXINA, além de ter realizado outros vídeos para a universidade. Um Dia, Um Jardim é sua estréia como roterista e diretora.

O ELENCO - O Elenco conta com um nome ilustre do cinema novo: Emmanoel Cavalcanti que tem em seu currículo Terra em Transe de Glauber Rocha e O Amuleto de Ogun de Nelson Pereira dos Santos, entre outros. Nadege Jardim é, além de atriz, diretora teatral com várias peças em cartaz no circuito carioca, tendo sido premiada em diversos festivais nacionais.









Mais em www.ateliedaimagem.com.br ou www.curtaocurta.com


O Cineclube Curta o Curta faz parte da ASCINE-RJ, Associção de Cineclubes do Rio.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]