Debate sobre Exibição de Curtas no FBCU neste sábado ::  | Curta o Curta

Debate sobre Exibição de Curtas no FBCU neste sábado

Por Guilherme Whitaker em 08/06/2006 08:11


DEBATENDO AS POSSIBILIDADES DE EXIBIÇÃO
 DOS CURTAS METRAGENS
 


Sábado, 10 de Junho, das 14:00 às 18:00
Auditório - 3 o andar - CCBB

Com o descumprimento da Lei do Curta, a exibição de curtas metragens ficou restrita ao circuito de Festivais de Cinema & Vídeo e ao pequeno porém significativo espaço na TV, como o programa Curta Brasil e sessões cativas no Canal Brasil . Como aumentar a visibilidade, prolongar a vida útil e levar o curta metragem para um maior número de pessoas? Sem dúvida a internet vem se mostrando uma ferramenta poderosa. E temos que exaltar o movimento dos Cineclubes, que veio com força total e tem acolhido de braços abertos o curta metragem, em especial o universitário, que se depara com "uma certa resistência" em festivais de grande porte. Aqui, no Festival Brasileiro de Cinema Universitário, é um bom lugar para discutirmos esse assunto, que há tempos rende muito pano pra manga... 

Participação de:
Guilherme Whitaker, produtor de mais de 40 curtas, criador do site Curta o Curta e da Mostra do Filme Livre.

Igor Barradas, um dos coordenadores do Mate com Angu, cineclube que há quatro anos leva curtas metragens à mítica Duque de Caxias, Baixada Fluminense. O Mate busca provocar a região a estar produzindo imagens que possam criar um imaginário para a região e para o mundo.

Lis Kogan, idealizadora, curadora e produtora do Cachaça Cinema Clube e editora-redatora, gerente de contratações e relacionamento com festivais do site Porta Curtas.

Sérgio Santeiro, cineasta e professor do Curso de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense.

Márcio Blanco, ex-aluno de cinema da UFF e coordenador audiovisual do Observatório de Favelas.

Mediador: Bruno Vianna - Diretor de cinema formado pela UFF. Nascido no Rio de Janeiro em 1971, tem mestrado em mídias digitais pela New York University. Bruno realizou 4 curtas metragens para cinema: GERALDO VOADOR (16mm), ROSA (35mm), TUDO DOMINADO (16mm) e NEVASCA TROPICAL (35mm). Realizou também o vídeo digital UM BLOG DE 2003 e o documentário EDUARDO KAC - OITO DIÁLOGOS (2000). Bruno atua como produtor em diversos de seus filmes e trabalha também como produtor, editor e roteirista de CAFUNÉ é seu primeiro longa.

Apresentação: Poliana Paiva - Formada em cinema pela UFF e ex-membro da equipe do Festival Brasileiro de Cinema Universitário.

Confira muito mais do FBCU em http://www.fbcu.com.br/


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]