Destaques da MFL neste sábado em Botafogo, grátis - Iberê Camargo e Helio Oitici ::  | Curta o Curta

Destaques da MFL neste sábado em Botafogo, grátis - Iberê Camargo e Helio Oitici

Por Guilherme Whitaker em 27/03/2007 09:46



A segunda sessão dos Destaques da Mostra do Filme Livre 2007 no Cineclube ABDEC tem dois filmes (um curta e um longa) que concorreram ao prêmio século XX e mostram de forma peculiar dois importantes artistas plásticos; Iberê Camargo e Helio Oiticica. O Cineclube ABDeC continua de altíssima qualidade com entrada franca e estacionamento 0800... Após a sessão, bate-papo com os diretores, imperdível!!  Saiba mas da Mostra do Filme Livre AQUI.

A sessão acontece na Fundação Casa de Rui Barbosa, que fica na Rua São Clemente 134, próximo ao Metrô, PONTUALMENTE as 16 horas.

SESSÃO DO DIA 31 DE MARÇO - SÁBADO - 16h:
A Mostra do Filme Livre, que em 6 anos exibiu 1500 filmes para mais de 20 mil pessoas, apresenta no Cineclube ABDeC/RJ alguns de seus destaques na edição 2006, realizada em fevereiro no Centro Cultural Banco do Brasil.  Saiba mais do evento e do conceito de Filme Livre em www.mostradofilmelivre.com . Nesta sessão veremos alguns destaques dos mais de 380 filmes de diversoso temas e linguagens, na maioria das vezes (88%) sem apoio estatal.

FLIT (INDICADO AO PRÊMIO SÉCULO XX)
RJ | 1974 | 3’ | Super8/DVD
Helio Oiticica, deitado no seu ninho em New York, recebe uma bombada de flit (baseado numa estória real).
Direção de Andreas Valentin | Elenco: Helio Oiticica e Thomas Valentin | Contato: 21 25568256 – andreas@pontodevista.com
FLIT - INIDICADO “Presente também na MFL de 2006, o diretor Andreas Valentim é um desses caras privilegiados que estavam no lugar certo e na hora certa. No caso deste filme, estava em Nova York, na época do exílio de Hélio Oiticica. Com uma câmera super-8 na mão e, em sintonia com HO, mil idéias na cabeça, a coisa do "registro histórico" passa a ter uma significação mais ampla. E "Flit" talvez seja o melhor desses filmes-provocação, em que o renomado artista plástico, o criador da instalação Tropicália, é alvejado no nariz com uma bomba de inseticida enquanto dormia. A sinopse mandada pra gente descreve que tal enredo é baseado "numa estória real" (!).(Christian Caselli, curador da MFL)

O PINTOR
(PRÊMIO Século XX - Filmes realizados no século XX.- MELHOR FILME)
RJ/1994 / 60`/ Minidv
Documentário sobre a vida e obra do pintor Iberê Camargo.
Direção de Joel Pizzini
O PINTOR - “Ao realizar um documentário sobre a obra de Iberê Camargo, Joel Pizzini poderia ter feito um filme explicativo e didático, como uma espécie de biografia do pintor. Mas, ao contrário, a força do cinema de invenção de Pizzini é negar o documentário didático e promover um mergulho do artista e seu processo de criação, a sua relação pessoal com a arte como modo de fazer e viver a vida. Mesclando depoimentos de amigos com cenas do artista em seu ateliê e das próprias obras, “O Pintor” abre o escopo de seu objeto de estudo ao situar de forma intimista o "em torno" de seu processo de criação, em especial de uma geografia física bucólica que torna o filme quase como um suave acalanto. Esse poético e delicado mergulho, com o apoio da fotografia de Mário Carneiro, ganha seu plano-síntese em seu plano inicial, retomado ao final, quando, junto com a câmera, entramos em um túnel de luz e sombras do qual não queremos mais sair. (Marcelo Ikeda, curador da MFL)”

O Cineclube ABD&C-RJ faz parte da Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ) e do Conselho Nacional dos Cineclubes Brasileiros (CNC).

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]