DIA Internacional da Animação ::  | Curta o Curta

DIA Internacional da Animação

Por Guilherme Whitaker em 24/10/2008 08:28


São Paulo comemora com cinema gratuito em número recorde de cidades o Dia Internacional da Animação 2008 no dia 28 de Outubro. 
São 44 municípios no Estado que terão a Mostra Oficial de curtas metragens nacionais e estrangeiros que celebra o cinema de animação; evento é gratuito e acontece simultaneamente em 150 cidades brasileiras e 51 países.

O D.I.A - Dia Internacional da Animação 2008 no país vai acontecer simultaneamente às 19 horas, com entrada gratuita. O evento celebra o cinema de animação em todo o mundo, com apresentação de curtas-metragens nacionais e internacionais.

O D.I.A comemora o aniversário de 116 anos da primeira projeção pública mundial de imagens animadas, em 1892. O pioneiro realizador Emile Reynaud promoveu com seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, a proeza de exibir desenhos animados três anos antes do cinematógrafo – o pai do cinema moderno - ser apresentado pelos irmãos Lumiere.

No Brasil, o D.I.A é realizado desde 2004 pela ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação, e avança território, conquistando apoio e público, a cada ano. De 2007 para 2008, o número de cidades que vai receber a Mostra Oficial cresceu 200%. Saltou de 50 municípios em 2007 para 150 em 2008.

Em São Paulo, o crescimento é mais significativo ainda e tem um grande aliado. A ABCA aliada à produtora Usinanimada, de Ribeirão Preto, inscreveu o projeto de produção do D.I.A para aprovação de financiamento no edital de Festivais de Artes do PAC – Programa de Ação Cultural. Com o projeto aprovado e a adesão de realizadores voluntários em 30 novas cidades, o D.I.A chega a 44 municípios paulistas, incluindo a capital, em 2008.

É uma grande evolução, avalia o coordenador estadual do D.I.A Thomas Larson, responsável pelo evento em todo Estado de São Paulo. “Em 2007, foram 14 cidades que receberam os filmes da mostra e tiveram ótima presença de público. Agora faremos em 44 cidades. O financiamento e o empenho dos organizadores em cada município vão permitir que um público maior ainda tenha contato com o cinema de animação”, explica Larson. O crescimento em São Paulo é de 214%, saindo de 14 municípios no ano passado para 44 em 2008.
Além do inédito financiamento do PAC São Paulo, o evento conta novamente com o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, do Conselho Nacional de Cineclube, da Federação Paulista de Cineclubes e com a parceria da ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação. A parceria internacional faz com que filmes brasileiros também sejam apresentados em outros países que comemoram o D.I.A.

Em 2008, o evento mantém como parceiro o Fórum dos Festivais e conta com ainda mais apoiadores para a sua divulgação: além da TV Cultura, da Globo Filmes e do Canal Futura, abraçaram o projeto a TV Brasil, a TV Rá-Tim-Bum, a Nickelodeon, a Cartoon Network, a MTV, o SESCTV e a empresa de divulgação e promoção de conteúdos culturais Espaço Z.
Veja lista das cidades paulistas no D.I.A:

Assis, Altinópolis, Atibaia, Americana, Araraquara, Bauru, Bebedouro, Bragança Paulista, Campinas/Valinhos, Caraguatatuba, Casa Branca, Cosmorama, Diadema, Embu das Artes, Franca, Guarujá, Itapecerica da Serra, Itu, Itapeva, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Ouroeste, Paulínia, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Gertrudes, Santa Cruz das Palmeiras, Santo André, Santos, São Bento do Sapucaí, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Lourenço da Serra, São Paulo, São Vicente, Sorocaba, Votuporanga.


Conceito Comunicação
Sonia Maggiotto/ Rodrigo Pinto
(16) 2102-8077/3620-0951/2102-8033
setembro 2008

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]