Dia Internacional da Animação! ::  | Curta o Curta

Dia Internacional da Animação!

Por Guilherme Whitaker em 28/10/2011 16:34


O dia 28 de outubro é internacionalmente conhecido como o dia mundial da animação; foi nesta data que o francês Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, em 1892. Foi primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. E desde 2002 a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) realizam o DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO.

A comemoração acontece através da exibição de animações em cineclubes, centros culturais, escolas e salas de cinema em mais de 30 países.

Em 2011, a atividade, no Brasil, só foi possível graças a parceria realizada entre ABCA, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM em Silveira Martins/RS (UDESSM).

Segundo o secretário geral do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, professor da UFSM e o produtor local do evento, Gilvan Dockhorn, “o dia internacional de animação é o maior evento audiovisual do país, a dimensão das mostras, com exibições em mais de 400 cidades, comprova isso”.
Neste dia 28 de outubro, para além da mostra oficial Nacional, Internacional, o público terá acesso à mostras Infantis, mostras para Deficientes Visuais e Auditivos.

Confira a vinheta do evento: http://www.youtube.com/watch?v=oS0P1K2e868&feature=channel_video_title
Mais informações em: www.abca.org.br
O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.


REALIZAÇÃO NACIONAL: Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA
PROMOÇÃO: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM em Silveira Martins/RS (UDESSM).
FINANCIAMENTO: Fundo Nacional de Cultura / Secretaria do Audiovisual / Ministério da Cultura / Governo Federal
PARCEIRO: Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA .


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]