Documentário e animações estréiam no Rio ::  | Curta o Curta

Documentário e animações estréiam no Rio

Por Guilherme Whitaker em 04/12/2001 14:37


Documentário e animações estréiam no Rio

´Cavé, um passado brilhante, um futuro radiante` desvenda um pouco do Rio Antigo enquanto a Mostra Animatron exibe raridades japonesas e o novo filme de Alan Sieber.


Este próximo final de semana vão acontecer dois eventos interessantes para quem gosta de documentário e animação. A MOSTRA ANIMATRON vai exibir desenhos raros e inéditos no espaço cultural Espírito das Artes, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro (sexta, sábado e domingo), a partir das 14 hs, na Cobal de Botafogo, tel.; 2266.2239.

Será a terceira edição do Animatron, com filmes do diretor japonês Hayao Miyazaki e do brasileiro Allan Sieber e o lançamento da revista em quadrinhos “Carbono”, de autores cariocas.

“Dando prosseguimento ao Projeto Animatron que visa divulgar a arte da animação aos cariocas, vamos nesta edição não só mostrar obras inéditas, como também mergulhar mais neste universo com exposições, em réplicas, de naves de filmes de ficção científica, como Star Wars; de desenhos, em nanquin, das cultuadas animações japonesas e o lançamento de diversas mini revistas em quadrinhos de artistas brasileiros como Jaca e Sieber, entre outros. Será um verdadeiro Festival.” – afirma Carlos Vinicius Borges, um dos produtores do evento.

A outra atração do final de semana fica por conta do lançamento do documentário ´CAVÉ, Um Passado Brilhante, Um Futuro Radiante`, de Lúcia Miguel Arruda.

Uma viagem preciosa ao Rio Antigo, do século XIX, enfocando uma verdadeira “coqueluche” dos cariocas, através de várias décadas até o seu fechamento, exatamente há 1 ano, no tradicional ponto da Rua Sete de Setembro com a Uruguaiana. Assim é o inédito documentário “Cavé, Um Passado Brilhante, Um Futuro Radiante”, que retrata toda a trajetória de vida da 1º Confeitaria do Rio Antigo (1890, antecedendo mesmo a Confeitaria Colombo, que é quatro anos mais nova). O lançamento feito pelo Grupo Estação será no dia 8 de dezembro (sábado), em três únicas sessões, a partir das 10 hs da manhã, no cinema Estação Paço (na Praça XV, 48), abertas ao público.

“Neste filme, procuramos sintetizar não só o lado histórico, como a polêmica política -que envolveu a existência e culminou com o fechamento da Casa Cavé, exatamente no dia 8 dezembro do ano passado”- revela Lúcia Arruda (roterista e produtora do filme).

Com essa filosofia, Lúcia não mediu esforços e reuniu nesta obra sobre a Casa Cavé, fundada, em 1890, pelo francês Charles Auguste Cavé, diversos depoimentos de personalidades envolvidas no Projeto Corredor Cultural, criado em 1981 e que tem como principal característica preservar os ambientes urbanos e paisagísticos que representam a memória do Rio Antigo (desde os Arcos da Lapa ao Campo de Santana). No caso da Confeitaria Cavé, o estilo é “art déco”, com seus lustres e vitrais franceses , entre outras raridades.

Vale lembrar que o lançamento do documentário “Cavé, um passado brilhante, um futuro radiante” será no dia 8 de dezembro (sábado), pela manhã, em três sessões: às 10, 10:50 e 11:30, abertas ao público, no Estação

Paço (Praça XV, 48). Tel: 22106231. Capacidade do cinema : 64 lugares.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]