Documentários brasileiros ganham prêmios na Europa ::  | Curta o Curta

Documentários brasileiros ganham prêmios na Europa

Por Curta o Curta em 04/11/2013 23:17


Três filmes nacionais foram premiados neste fim de semana em dois importantes festivais de documentários na Europa: a 56ª edição doDok Leipzig, na Alemanha, e o Doclisboa'13, em Portugal, ambos encerrados ontem, dia 3 de novembro.

O curta "Mauro em Caiena", de Leonardo Mouramateus, e o longa "Os dias com ele", de Maria Clara Escobar, foram premiados no DocLisboa. "Mauro em Caiena" foi considerado o Melhor Curta-Metragem da Competição Internacional, e levou o prêmio Jameson. O filme de Mouramateus participou da competição com o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da ANCINE, que concede apoios diversos a obras oficialmente selecionadas para 77 mostras e festivais ao redor do mundo. Já "Os dias com ele", uma coprodução com o país sede do festival, foi contemplado com o prêmio O Ganho do Som para Melhor Primeira ou Segunda Longa-Metragem da Competição Portuguesa, que consiste em serviços técnicos no valor de 3 mil euros.

No Dok Leipzig, o brasileiro premiado foi "A gente", estreia do diretor Aly Muritiba em longas-metragens. O filme, sobre o dia-a-dia de agentes penitenciários, ganhou o prêmio Ambientes de Trabalho Saudáveis para o Melhor Documentário sobre Trabalho, concedido pela OSHA - Agência Européia por Segurança e Saúde no Trabalho. "A gente" também foi contemplado pelo Programa de Apoio da ANCINE, com auxílio financeiro para participação no evento.

Confira os sites oficiais do Dok Leipzig e do Doclisboa para conhecer os outros vencedores, e acesse a página do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da ANCINE para saber mais sobre o programa.

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]