E o Prêmio de CINEMATOGRAFIA vai para... ::  | Curta o Curta

E o Prêmio de CINEMATOGRAFIA vai para...

Por Guilherme Whitaker em 09/05/2001 12:27


E o Prêmio de CINEMATOGRAFIA vai para...

Prêmio ABC de Cinematografia 2001 elegeu as melhores imagens de longa-metragem, videoclipe, publicidade, série de tv e curta-metragem


(textos oficiais do evento)

Em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira, 7 de maio, na sede da Cinemateca Brasileira, foram anunciados os diretores de fotografia vencedores do PRÊMIO ABC DE CINEMATOGRAFIA 2001. Foram contemplados nomes consagrados ao lado de novos expoentes da criação de imagens no Brasil.

Affonso Beato, o fotógrafo favorito de Pedro Almodovar, conquistou dois troféus, pelo videoclipe Pérola Negra (de Daniela Mercury) e pelo filme publicitário Vento/Amir Klink. César Charlone assina a melhor direção de fotografia de série televisiva, pelo episódio Palace II, dirigido por Fernando Meirelles para a série Brava Gente Brasileira, da Rede Globo.

O PRÊMIO ABC DE CINEMATOGRAFIA 2001 laureou também os jovens talentos de Breno Silveira, pelo longa-metragem Eu Tu Eles (dirigido por Andrucha Waddington), e Mauro Pinheiro, pelo curta O Velho, O Mar e O Lago, do diretor Camilo Cavalcanti.

Conduzida pela cineasta e VJ Marina Person, a solenidade lotou as dependências da Cinemateca Brasileira. Personalidades convidadas fizeram a entrega dos troféus: Marisa Orth para videoclipe, Washington Olivetto para publicidade, Dib Lufti para série de tv, Denise Fraga para curta-metragem e Ricardo Aronovich para longa-metragem.

Aronovich, que colaborou nos primeiros filmes do Cinema Novo e encontra-se radicado na França, recebeu ainda um troféu em homenagem à sua carreira, entregue por Affonso Beato, seu ex-assistente.

Além dos troféus, desenhados pelo artista plástico Charles Holmquist, os vencedores receberam as seguintes premiações:
- longa-metragem - viagem e estadia de uma semana em Rochester (EUA) para visitar as dependências da Eastman Kodak;
- curta-metragem - viagem e estadia de uma semana em Tóquio para visitar as dependências da Fujifilm;
- série televisiva - viagem para a IBC, em Amsterdã; oferecida pelos Estudios Mega;

- filme publicitário - viagem para o Festival do Filme Publicitário de Cannes, oferecida pela Casablanca;

- videoclipe - viagem aos Estados Unidos, para a Feira Showbiz, oferecida pelo LaboCine.


O PRÊMIO ABC DE CINEMATOGRAFIA 2001 comemorou um ano de existência da Associação Brasileira de Cinematografia, entidade que reúne 170 diretores de fotografia, operadores de câmera e assistentes. Teve patrocínio da Fujifilm, Kodak, EstudiosMega, Labocine, Casablanca Service Provider, Quanta, JKL Cinematográfica, Câmera Dois, Arri, Motion, Elétrica, LocAll, Cine&Vídeo Support, Moviecenter e Rosco. O evento contou ainda com apoio cultural do Museu da Imagem e do Som / Secretaria de Estado da Cultura, Escola de Comunicações e Artes da USP, Embaixada da França e Canal Brasil.

Maiores informações em http://web.archive.org/web/20040326205035/http://www.abcine.org.br/


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]