É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários começa nesta quinta ::  | Curta o Curta

É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários começa nesta quinta

Por Curta o Curta em 03/04/2014 12:58


Começa hoje, dia 3 de abril, em São Paulo, a 19ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários. No Rio de Janeiro, o festival começa no dia 4, e a partir deste dia, acontece simultaneamente à edição paulistana, até o próximo dia 13. O evento ainda passa por Campinas (SP) entre os dias 22 e 24 de abril; Brasília (DF) de 30 de abril a 04 de maio; e Belo Horizonte (MG), de 24 a 27 de julho. Toda a programação do festival é gratuita.

 

A abertura do festival em São Paulo ficará a cargo do alemão “Canção da Floresta”, de Michael Obert. No Rio, o longa de abertura é “Tudo por amor ao cinema”, de Aurélio Michiles, uma cinebiografia do curador da Cinemateca do MAM-Rio, Cosme Alves Netto, falecido em 1996.

 

Nesta edição, serão exibidos 77 títulos de 26 países - 34 deles, brasileiros. A produção nacional está distribuída entre as competições brasileiras de curtas e longas-metragens, com prêmios em dinheiro e troféu criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa; a mostra em homenagem à cineasta Helena Solberg; homenagens especiais a Eduardo Coutinho e Leon Hirszman; mostras e sessões especiais; e entre a seção O Estado das Coisas, dedicada a documentários com temas da atualidade.

 

Entre os destaques nacionais da programação estão os longas “O Mercado de Notícias”, novo filme de Jorge Furtado, com um olhar crítico sobre a imprensa brasileira; e “Dominguinhos”, de Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar, recheado de imagens raras do sanfoneiro pernambucano.

 

Nas edições do Rio de Janeiro e São Paulo, a 19ª edição do É Tudo Verdade também promove debates, como parte das atividades das retrospectivas de Helena Solberg e do cineasta japonês Shohei Imamura, e após sessão de “Posfácio – imagens do inconsciente”, de Leon Hirzman; e os lançamentos dos livros “Helena Solberg, do cinema novo ao documentário contemporâneo”, fruto de tese de doutorado da pesquisadora e documentarista Mariana Tavares, e “O cinema do real”, organizado por Amir Labaki e Maria Dora Gênis Mourão.

 

Para conhecer a programação completa da 19ª edição do É Tudo Verdade, Acesse o site oficial do festival.


Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]