É tudo verdade já recebe filmes documentais ::  | Curta o Curta

É tudo verdade já recebe filmes documentais

Por Guilherme Whitaker em 21/08/2007 10:53


É TUDO VERDADE 2008
ABRE INSCRIÇÕES NACIONAIS


Inscrições brasileiras: 20 de agosto a 10 de dezembro
Ineditismo obrigatório para competição de longas/médias
13a. edição em 2008: 27 de marco a 6 de abril

Do próximo dia 20 de agosto a 10 de dezembro, estarão abertas as inscrições para documentários brasileiros visando participar do É Tudo Verdade 2008 – 13o. Festival Internacional de Documentários.

A principal novidade é a exigência de ineditismo para os longas e médias-metragens não-ficcionais candidatos a disputar a mostra competitiva nacional, que atribuirá pelo segundo ano consecutivo o Prêmio CPFL/É Tudo Verdade “Janela para o Contemporâneo”, no valor de R$ 100.000,00.

Não há exigência de ineditismo para a competição de curtas-metragens brasileiros, mas a seleção dará preferência a produção inéditas. O mesmo critério vale também para a seleção das mostras informativas do festival: O Estado das Coisas, Foco Latino-americano e Horizonte. O regulamento e a ficha de inscrição se encontram no site www.etudoverdade.com.br

A 13a edição do É Tudo Verdade acontecerá em São Paulo e no Rio de Janeiro entre 27 de março e 6 de abril de 2008. Estão previstas ainda mostras itinerantes em Brasília, Campinas, Porto Alegre e Recife.

Fundado e dirigido pelo crítico de cinema Amir Labaki, o É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários é uma co-realização da Petrobras, CPFL Energia, Centro Cultural Banco do Brasil, Oi Futuro, Sesc-SP, Itau Cultural, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Riofilme, Secretaria Municipal da Cultural de São Paulo e Cinemark, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91).

É Tudo Verdade
É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários é o mais importante evento dedicado exclusivamente à produção de cinema e video não-ficcional da América Latina. Fundado por cAmir Labaki, o festival acontece desde 1996 simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ano a ano, o circuito de itinerâncias tem se expandido. Em 2007, uma seleção de títulos foi apresentada em Brasília, Campinas, Porto Alegre e Recife.

Cerca de uma centena de documentários brasileiros e internacionais, com ênfase para inéditos e clássicos, são apresentados anualmente pelo festival. O programa inclui mostras competitivas nacionais e internacionais para longas/médias e curtas-metragens; os ciclos informativos O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano e Horizonte; Retrospectivas Brasileira e Internacional e projeções especiais.

A maior premiação para documentários brasileiros, independentemente de compromissos com distribuição em salas ou veiculação televisiva, é entregue pelo É Tudo Verdade. A Conferência Internacional do Documentário é realizada simultaneamente, em parceria com o Cinusp Paulo Emílio, ligado à Universidade de São Paulo.

Para além do período de atividades do festival, o É Tudo Verdade mantém intensa atividade em prol da cultura do documentário no Brasil. Desde 2002, Amir Labaki escreve a coluna semanal É Tudo Verdade sobre cinema e documentários, no caderno Eu & Cultura do diário de economia e finanças, Valor Econômico. A partir de novembro de 2004, o festival apresenta semanalmente no Canal Brasil um programa dedicado a documentários nacionais. Por meio da Agência Doc, o site do festival (www.etudoverdade.com.br <http://www.etudoverdade.com.br/> ) divulga notícias regulares sobre a produção e difusão de documentários, no Brasil e no mundo.

Em 2006, o festival co-organizou o Visible Evidence, o principal encontro anual de acadêmicos vinculados ao documentário. Realizado em parceria com o Cinusp Paulo Emílio e sediado na Cinemateca Brasileira, foi sua primeira edição na América Latina. O festival colabora ativamente com a organização de ciclos de documentários brasileiros no exterior, como os realizados nos últimos anos em Montreal e Toronto (Canadá), Lussas e Paris (França), Tampere (Finlândia) e Estocolmo (Suécia).

É TUDO VERDADE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS
Direção geral: Amir Labaki

Contato:
Rua Mourato Coelho, 325 – cj. 06
05417-010 São Paulo, SP
Fone: (011) 3064 7485
Fax: (011) 3064 7617
e-mail: info@etudoverdade.com.br


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]