Eixo Brasil com Marco Dutra e Juliana Rojas ::  | Curta o Curta

Eixo Brasil com Marco Dutra e Juliana Rojas

Por Guilherme Whitaker em 17/11/2007 11:42


A Associação Curta Minas/ABD-MG apresenta o Cineclube Curta Circuito. Para a última exibição do mês de novembro, dia 19, às 19h, no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes, com entrada franca será apresentada a programação: Eixo Brasil – Marco Dutra e Juliana Rojas.
O trabalho dos realizadores, Marco Dutra e Juliana Rojas vem se destacando no cenário audiovisual brasileiro e internacional já há algum tempo. Além de terem circulado por alguns dos principais festivais brasileiros, somam duas passagens pelo Festival de Cannes, na França: uma em 2005, com “O Lençol Branco” (Cinéfondation), e outra em 2007, com o filme “Um Ramo” na Semana da Critica, onde receberam o prêmio Découverte de melhor curta-metragem. A despeito desta bela trajetória, o que mais chama a atenção no trabalho de ambos é a capacidade de dar vida às angústias e inquietações dos seus personagens – em sua maioria, mulheres. Situações que, em qualquer outra parte, poderiam convergir para o lugar fácil da dramatização ou do absurdo, são tratadas aqui numa dimensão intimista e pessoal, graças a um rigoroso trabalho de concepção, direção e montagem. Nestes três filmes, a ameaça, realista ou não, recai sobre o próprio corpo, forçado a conviver com os limites de sua extensão.

Conheça um pouco mais sobre os realizadores:
Juliana Rojas, 25, e Marco Dutra, 27, formaram-se em Cinema pela Universidade de São Paulo. Desde o primeiro ano de faculdade, trabalharam juntos na realização de diversos vídeos. Seu curta-metragem de conclusão de curso, O Lençol Branco, foi selecionado para a Seção Cinéfondation do Festival de Cannes de 2005. Na ocasião, o filme foi mencionado pela tradicional revista de cinema Cahiérs du Cinema como um dos destaques de sua competição, destacando a "crueza de entomologista" dos diretores. Junto com outros realizadores de São Paulo e Rio de Janeiro, Juliana e Marco formam o coletivo Filmes do Caixote, dentro do qual têm produzido diversos curtas em vídeo. Os próximos projetos de Juliana e Marco são os curtas “Vestida”, “Folhas Sombrias” e “O Esquecimento”. A dupla também desenvolve o projeto de seu longa-metragem de estréia, “Trabalhar Cansa”, que será produzido pela Dezenove Som e Imagens.

Filmes que serão exibidos:

O Lençol Branco | Marco Dutra e Juliana Rojas, 2003, 17’
Em uma casa de subúrbio, uma mulher é obrigada a lidar com a presença da morte.
O filme participou de diversos festivais nacionais e internacionais, como Cinéfondation do Festival de Cannes de 2005, o Festival de Gramado, o Festival de Mar Del Plata, na Argentina, o Festival de Munique, na Alemanha

Concerto Número Três | Marco Dutra, 2004, 13’
Mãe, pai, filho e coda.
O Curta fez carreira nos festivais nacionais, recebendo prêmios no Festival de Brasília e no Festival de Sergipe

Um Ramo | Marco Dutra e Juliana Rojas, 2007, 15’
Clarisse descobre uma pequena folha crescendo em seu braço direito.
O Curta foi selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2007, onde recebeu o Prêmio Descoberta Kodak para o melhor curta-metragem.

Logo após a sessão haverá debate com os

Cineclube Curta Circuito
Eixo Brasil – Marco Dutra e Juliana Rojas
Data: 19 de Novembro
Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Horário: 19h
Classificação Indicativa: 16 anos
Assessora de Imprensa Cineclube Curta Circuito
Daniela Fernandes –98059625

O Cineclube conta com o patrocínio da NET, com patrocínio local da MSA-INFOR, STRADA FIAT e com os apoios culturais da Fundação Clóvis Salgado, Sesc Uberlândia, Prefeitura de Montes Claros, Guia BH, Rádio Inconfidência e Vsnet. O projeto é realizado através dos benefícios das Leis Municipal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]