Em agosto 16mm fará a festa em Taguatinga ::  | Curta o Curta

Em agosto 16mm fará a festa em Taguatinga

Por Guilherme Whitaker em 15/06/2001 13:15


Em agosto 16mm fará a festa em Taguatinga
Inscrições até 10 de julho
Evento, totalmente gratuito, terá Oficinas
e dará 3 mil reais em prêmios


(Textos oficiais do evento)

A 3ª Mostra Taguatinga de curta-metragem, tem como objetivo criar mais um espaço para filmes produzidos em 16mm e descentralizar as exibições de filmes de curta-metragem em Brasília que antes só aconteciam no Plano Piloto.

Em Julho de 1998 realizamos no Botiquim Blues, um bar em Taguatinga, a 1ª Mostra de Curta-Metragem da cidade que contou com a participação de atores e diretores de 8 filmes. As exibições foram feitas em vídeo num telão de 120 polegadas e para nossa surpresa o público presente superou todas as expectativas.

Passada a euforia da 1ª edição, nos organizamos e começamos a trabalhar na 2ª edição, e como trabalhamos!! Sem nenhum patrocínio mas com muitos apoios conseguimos realizar a II Mostra Taguatinga de Curta-Metragem, optamos por fazer um evento totalmente voltado para o cinema 16mm, o que facilitou a exibição dos filmes na 2ª edição, todos em película, escolhemos também um local com maior capacidade para o público, o Teatro da Praça, foram 3 dias de mostra 15 filmes (parte da produção brasiliense) e a presença do ator e diretor José Mojica Marins o “ZÉ DO CAIXÃO”, que foi o grande homenageado neste evento com uma mostra paralela de seu cinema, e com o lançamento de seu livro “MALDITO”, “ZÉ DO CAIXÃO” ainda nos brindou com um workshop de interpretação inteiramente gratuito, foram 106 participantes em 3 horas de trabalho.

Considerando o público da 1ª edição, que aconteceu em 1998, e a 2ª edição da “Mostra de Curta-Metragem de Taguatinga”, que aconteceu em 1999, atingimos diretamente com o evento 2353 pessoas, em 5 dias de evento, sem falarmos nos que são atingidos indiretamente.

Após um ano à procura de parceiros, finalmente os encontramos e em 2001 estamos partindo para a 3ª edição da Mostra Taguatinga de Curta-metragem levantando a bandeira do formato 16mm que possui pouco espaço para exibição, apostando na diversidade, inovação e experimentação que este cinema propicia.

Após a realização da mostra em Taguatinga o evento percorrerá 2 outras cidades da periferia, Samambaia e Ceilândia, sendo os filmes exibidos em praças públicas, é o cinema nacional nos locais onde o público não tem acesso, formando platéia, ampliando a discussão em torno do nosso cinema e difundindo a arte e cultura cinematográfica na periferia de Brasília.



DATA E LOCAL

A 3ª Mostra Taguatinga de Curta-Metragem será realizada de 23 a 26 de agosto de 2001 no Teatro da Praça em Taguatinga, cidade da periferia de Brasília. O evento tem como característica básica ser totalmente franqueado ao público.
Serão 4 dias de Mostra com oficinas e workshops, haverão também 2 premiações assim divididas:

1º prêmio, melhor filme júri popular no valor de R$ 1.500,00;
2º prêmio, melhor filme júri oficial R$ 1.500,00;


Regulamento, ficha de inscrição e maiores informações
61–351.9629 / 933.3754 William Allves ou
Site oficial da mostra em http://web.archive.org/web/20040329073000/http://www.mostrataguatinga.com.br/


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]