Encontro de mercado Ventana Sur começa hoje em Buenos Aires, na Argentina ::  | Curta o Curta

Encontro de mercado Ventana Sur começa hoje em Buenos Aires, na Argentina

Por Curta o Curta em 04/12/2013 15:33


Começa hoje e vai até o dia 6 de dezembro, em Buenos Aires, na Argentina, a 5ª edição do Ventana Sur, encontro destinado à promoção da produção latino-americana para agentes de mercado de todo o mundo. O Ventana Sur promove cabines de obras finalizadas e em fase de pós-produção, conferências, mesas-redondas e debates, além de proporcionar reuniões de negócios entre os quase 2 mil profissionais registrados que passam pelo evento. A ANCINE apoia a ida de representantes de 29 produtoras independentes brasileiras a esta edição do Ventana Sur por meio do Programa de Apoio à Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais, criado no âmbito da política da Agência de promoção do cinema brasileiro no cenário internacional.

A presença brasileira no evento é significativa. Entre as exibições agendadas no Ventana Sur, estão as dos nacionais "A oeste do fim do mundo", de Paulo Nascimento; "A memória que me contam", de Lúcia Murat; "Vinte: RioFilme, 20 Anos de cinema brasileiro", de Carlos Diegues; "O lobo atrás da porta", de Fernando Coimbra; "Garoto cósmico" e "O menino e o mundo", ambos de Alê Abreu; "A nave – uma viagem com a Jazz Sinfônica de São Paulo ", de Luis Otávio de Santi; "Cativas - presas pelo coração", de Joana Nin; "Amazônia - planeta verde 3D", de Thierry Ragobert, coproduzido com a França; "Tatuagem", de Hilton Lacerda; "Coração de leão", de Marcos Carnevale, coproduzido com a Argentina; "Faroeste Caboclo", de René Sampaio; "Alguém qualquer", de Tiaraju Aronovich; "Estação Liberdade", de Caíto Ortiz; "A Tropa de Trapo na selva do arco-íris", de Alex Colls, uma coprodução com a Espanha; "Mar Negro", de Rodrigo Aragão; e "Mar inquieto", de Fernando Mantelli - os dois últimos dentro da seção Blood Window In Progress, onde concorrem a prêmios como serviços de correção de cor, áudio e a seleção automática para a competição da edição 2014 do festival Mórbido, no México.

Além das produções acima mencionadas, o Programa Cinema do Brasil, dedicado à divulgação e promoção do cinema brasileiro no exterior, fará uma sessão especial de portfólio contendo vídeos promocionais dos filmes mais recentes de seus associados. O Ventana Sur também promove sessões especiais, como as da Semana de Cinema Latino-americano, na sala do Cine Gaumont - e o longa "A floresta de Jonathas", de Sergio Andrade, é um dos seis selecionados para compor a programação.

Encontros, conferências e mesas redondas

A seção Blood Window, dedicada à exibição de filmes fantásticos, de terror ou ficção científica, realiza também encontros de coprodução destinados a projetos em desenvolvimento. Dos 15 selecionados, 4 são brasileiros: "As boas maneiras", de Juliana Rojas e Marco Dutra; "Summer hit", de Pablo Stoll Ward (uma coprodução entre Brasil, Chile e Uruguai); "Manequins", de João Alves (coproduzido entre Brasil, Portugal e Chile); e "Necronomicon", de Marcelo Shapces.

A programação das mesas redondas e debates também contará com brasileiros. Na tarde de hoje, o painel RioContent Market, sobre o mercado de conteúdos audiovisuais que acontecerá em março de 2014, foi apresentado por Marco Altberg, presidente da ABPITV. Amanhã, dia 4, às 10h, o painel "América Latina: up next!" terá a participação do brasileiro Fernando Coimbra, diretor de "O lobo atrás da porta", juntamente com Edher Campos, Ramiro Garcia Bogliano, Agustina Llambi-Campbel, Joel Novoa e German Tejeira.

Na manhã da sexta-feira, dia 5, a ANCINE, o INCAA - Instituto Nacional de Cinema e Artes Visuais da Argentina e o ICAU - Instituto do Cinema e Audiovisual do Uruguai promovem um encontro para proporcionar o intercâmbio entre produtores dos três países. às 12h, o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, e a presidente do INCAA - Instituto Nacional de Cinema e Artes Visuais da Argentina, Liliana Mazure, apresentarão o novo fundo de cooperação cinematográfica entre os dois países. Também no dia 5, haverá a mesa "Que histórias faltam para o cinema latinoamericano de hoje?", com a participação da produtora Sara Silveira, acompanhada dos argentinos Daniel Burman e Juan Vera. Veja aqui a programação completa dos debates e mesas redondas do Ventana Sur.

Para mais informações, acesse o site oficial do Ventana Sur.

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]