Encontros com o Cinema Brasileiro divulga filmes selecionados - San Sebastián ::  | Curta o Curta

Encontros com o Cinema Brasileiro divulga filmes selecionados - San Sebastián

Por Curta o Curta em 15/05/2014 15:53


O programa Encontros com o Cinema Brasileiro, iniciativa da ANCINE em parceria com o Ministério das Relações Exteriores – MRE, anunciou nesta quarta-feira, 14 de maio, os doze longas-metragens selecionados para exibição à curadora Andrea Stavenhagen, delegada para a América Latina do Festival de Cinema de San Sebastián. Ela assistirá aos filmes em sessões exclusivas, de 28 a 31 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, no Rio de Janeiro.

 

A quinta edição dos Encontros teve início na última semana com a exibição, no Museu da Imagem e do Som - MIS, em São Paulo, dos filmes selecionados pelos curadores Sergio Faint, do Festival de Cinema de Locarno, e Violeta Bava, do Festival de Cinema de Veneza. Os dois assistiram a doze produções nacionais recém-finalizadas, entre os dias 7 e 11 de maio.

 

Para esta segunda etapa da quinta edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro, a curadora Andrea Stavenhagen escolheu assistir aos seguintes títulos:

 

"Além Mar", dirigido por Gabriel Mascaro (Desvia Produções)
"Ato, Atalho e Vento", dirigido por Marcelo Masagão (Agência Observatório)
"Ausência", dirigido por Chico Teixeira (Bossa Nova)
"Boa Sorte", dirigido por Carolina Jabor (Conspiração Filmes)
"A Despedida", dirigido por Marcelo Galvão (Gatacine Produções)
"Favela Gay", dirigido por Rodrigo Felha (Luz Mágica Produções)
"Getúlio", dirigido por João Jardim (Copacabana Filmes)
"Homem Comum", dirigido por Carlos Nader (Já Filmes)
"Jogo da Memória", dirigido por Jimi Figueiredo (Queiroz Produções Artísticas)
"Quando Eu Era Vivo", dirigido por Marco Dutra (RT Features)
"Teobaldo Morto, Romeu Exilado", dirigido por Rodrigo de Oliveira (Pique-Bandeira Filmes)
"O Último Cine Drive-In", dirigido por Iberê Carvalho (Pavirada Filmes)

 

A curadora do Festival de San Sebastián baseou sua escolha pelos teasers e informações fornecidas pelos produtores nas inscrições do programa. Quatro entre os doze filmes da lista são realizados por produtoras associadas ao Programa Cinema do Brasil, parceiro dos Encontros.

 

Andrea Stavenhagen terá ainda a oportunidade de montar sua própria agenda de reuniões com produtores e realizadores brasileiros durante a sua estadia. Os responsáveis pelos filmes inscritos não selecionados para as sessões podem enviar suas obras em DVD para que sejam entregues à curadora pela equipe do programa.

 

Como funcionam os Encontros com o Cinema Brasileiro

 

O programa Encontros com o Cinema Brasileiro foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

 

Esta é a segunda vez que os curadores de Veneza, San Sebastián e Locarno participam do programa. Desde a primeira edição, em junho de 2013, o programa também trouxe ao Brasil os curadores dos festivais internacionais de cinema de Roma, Havana, Roterdã, Berlim, Cannes (Seleção Oficial e Quinzena dos Realizadores), Festival de Sundance, BAFICI (Argentina) e IDFA (Holanda).

 

No começo de junho, o Programa abre inscrições para a sua sexta edição, que vai trazer ao Brasil os curadores dos festivais de Roma, Havana e do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã – IDFA.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Encontros com o Cinema Brasileiro.


Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]