ESPAÇO CINEMA NOSSO na Lapa carioca ::  | Curta o Curta

ESPAÇO CINEMA NOSSO na Lapa carioca

Por Guilherme Whitaker em 12/05/2008 09:50



A escola audiovisual Cinema Nosso inaugurou na semana passada uma sala de cinema no Espaço Cinema Nosso que promete revolucionar o cenário audiovisual. Com o objetivo de atender aos filmes que não têm espaço nos grandes circuitos, a sala está abeta a todos os cineastas que lá quiserem expor suas obras.

O público também tem importância única na sala: os expectadores irão escolher qual filme querem assistir. É a democracia na sétima arte. E o melhor, a entrada é gratuita. O Espaço Cinema Nosso fica na Rua do Rezende, 80 – Lapa.

Estão previstas na programação também:

Overcine – a sugestão é uma overdose de cinema, que vai ocorrer sexta ou sábado, das 22h às 6h do dia seguinte, com programação intensa: exibição de três filmes e, nos intervalos, música com DJ, ou ao vivo. O objetivo é incentivar os talentos musicais populares. A Overcine encerra com um café da manhã (que a cada evento poderá ser oferecido, em parceria, por uma padaria local)

Caleidoscópio – Uma vez por mês, será convidado um cineasta, um ator ou uma pessoa ligada à produção de filmes para uma conversa aberta, sobre sua atividade profissional. A idéia é fazer um programa interativo onde o profissional conta como foram feitos os seus trabalhos (c/ a participação dos espectadores).

Curta Nosso – Exibição de curtas metragens

Matinê – Sessões à tarde, voltadas para o público infantil. Após a exibição do filme, as crianças serão convidadas a participar de uma atividade lúdica proposta pela equipe do projeto. A idéia é que pelo menos uma vez por mês possam ser convidados arte-educadores.

O Professor Vai ao Cinema – Uma vez por mês, serão apresentados títulos que possam ser explorados pelo professor como complemento pedagógico. Durante a sessão, o professor receberá indicações de onde encontrar material sobre o filme para que possa realizar uma pesquisa de aprofundamento.

Cine Mundo - A cada trimestre vamos realizar em parceria com um consulado, um mês integralmente dedicado a filmes de um determinado país. E contaremos com a participação de representantes dos consulados para discutir com os espectadores.


Raquel Amaral
MÍDIA ATUAL COMUNICAÇÃO
(21) 3087-2039
ramaral@midiaatual.com.br
www.midiamidia.com.br



A Escola Audiovisual Cinema Nosso inaugura a primeira sala de cinema totalmente dedicada a um programa educativo no próximo dia 13, na Lapa. Fernando Meirelles, que apóia a instituição desde 2002, e outros diretores participarão da inauguração do Espaço Cinema Nosso.

Meirelles, cujo filme, Cegueira, abrirá o 61º Festival de Cannes no dia 14, deixará seu recado sobre o Espaço em um vídeo a ser exibido no evento. Ainda na programação, haverá exibição do trailer de Cegueira e de curtas-metragens produzidos por alunos da escola.


Uma sala com um programa educativo

A proposta da instituição é, através da sala, proporcionar um ambiente inspirador, onde se possa assistir aos filmes e debater sobre eles.

O Espaço Cinema Nosso estará aberto a cineastas e jovens realizadores que desejarem exibir produções que não têm espaço no circuito comercial. O local também poderá ser utilizado como sala de aula para cursos livres e sessões especiais sobre movimentos.

O Espaço Cinema Nosso conta com o apoio do cineasta Fernando Meirelles, que cedeu o direito de uso do imóvel. A família inglesa Hastings-Bass e a Fundação ABC Trust, criada pelo ex-guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, viabilizaram a construção das salas de cinema e de edição, que conta com três ilhas. A Escola Audiovisual Cinema Nosso tem ainda o apoio do Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras.

Espaço Audiovisual Cinema Nosso
Inauguração: 13 de maio, às 19h
Rua do Rezende, 80 – Lapa, RJ – Tel. 2505-3300

Possui equipamentos de exibição digital e boa acústica.
Capacidade: 56 poltronas confortáveis e três lugares para cadeirantes.

ESCOLA DE AUDIOVISUAL CINEMA NOSSO GANHA NOVA SEDE NA LAPA
Escola também firma parceria em São Gonçalo

Conscientes da situação cultural do nosso país, a escola audiovisual Cinema Nosso (ex-Nós do Cinema) vem estimulando, desde a sua formação, a cidadania, a educação e a arte. A escola surgiu a partir das oficinas de preparação de elenco para o filme "Cidade de Deus". Em julho de 2007, o "Nós do Cinema" sofreu uma reestruturação e passou a se chamar Cinema Nosso, com o objetivo de favorecer o crescimento e desenvolvimento da instituição. O cineasta Luis Carlos Nascimento é quem está à frente da instituição, como diretor e fundador, organizando e capacitando os projetos.

O Cinema Nosso é uma organização sócio-cultural que utiliza a linguagem audiovisual (cinema, TV, animação e vídeo) para fortalecer a educação pública. Atende crianças, adolescentes e jovens de camadas populares e/ou estudantes da rede pública de ensino nos municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo.

O Bairro de Botafogo abrigou a sede da instituição durante quatro anos, até que, em 2007, o Cinema Nosso ganhou do cineasta Fernando Meirelles o direito de uso de um casarão na Lapa (Rua Rezende, 80), no corredor cultural do Rio. O objetivo foi permitir uma melhoria no espaço físico, com novas salas de aula, laboratórios de edição e animação, cabines de sonorização e sala de exibição. Esta iniciativa, chamada de Projeto Rezende, está em fase de captação de novos parceiros que viabilizem a transformação do espaço em um grande centro de referência popular do Audiovisual no Rio de Janeiro.

Em 2005, numa parceria com o Ciep Waldemar Zarro, o Cinema Nosso abriu o seu núcleo em São Gonçalo, no bairro de Brasilândia. Desde então, quatro turmas já foram formadas em cursos semestrais de animação, fotografia e iniciação ao vídeo. Dentre as conquistas do Cinema Nosso gonçalense, estão o prêmio de melhor filme do Festival Permanente do Minuto – Oi, que foi conquistado pela equipe da qual faziam parte os alunos George Luiz e Iara Souza, e o 1º Festival Conexão Periferia Brasil-França, que reuniu em um só lugar, curtas produzidos por franceses e brasileiros, exposições fotográficas e hip-hop.

A novidade do Cinema Nosso para 2008 será a abertura de uma sala de cinema com capacidade para 60 lugares, na Lapa. Com inauguração marcada para o dia 13 de maio, a sala terá sessões diárias com filmes e documentários experimentais, inclusive sessões infantis. A idéia é dar oportunidade aos filmes que não têm espaço nas grandes salas de cinema.

Na sede, já foram inaugurados um laboratório de edição de imagem de última geração com seis estações de trabalho e um laboratório de animação com 25 mesas de trabalho. "No laboratório, os alunos vão poder finalizar produções do Cinema Nosso e também produções externas, já que terão mais recursos para o desenvolvimento dos trabalhos", explica Luis Nascimento.

Nas oficinas realizadas pela instituição, os alunos são estimulados ao diálogo, à criação, à reflexão social e à comunicação entre diferentes classes sociais, uma vez que o Cinema Nosso tem como missão ampliar o universo cultural e contribuir no desenvolvimento do senso crítico de jovens e adolescentes.

Raquel Amaral
Mídia Atual Comunicação
(21) 3087-2039
ramaral@midiaatual.com.br
www.midiamidia.com.br

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]