Espaço Utopya no Tempo Glauber em Botafogo ::  | Curta o Curta

Espaço Utopya no Tempo Glauber em Botafogo

Por Guilherme Whitaker em 16/02/2011 18:57


Energias renovadas, o Espaço Utopya inicia seu calendário 2011 com programação em dobro: a 8ª edição do bem sucedido Janela do Curta e a inauguração do projeto Janela do Longa, estreando no circuito exibidor filmes brasileiros produzidos recentemente.

 

O propósito de Janela do Curta e Janela do Longa é abrir janelas para a inédita produção independente nos formatos de curta, média e longa metragem. São sessões especiais de pré-estréia e lançamento de filmes dos mais variados gêneros, visando sua inserção no circuito exibidor em geral e na mídia. As Janelas são um projeto elaborado para atender ao tripé produção – distribuição – exibição, contribuindo assim com a cadeia produtiva do audiovisual no país.

 

Veja a programação abaixo:

 

A FANTÁSTICA FUGA DE MAGNÓLIA PUSSYCAT, de Aurite Kouts e Felipe Cataldo. A incomunicabilidade pode gerar um desentendimento irreversível. Filme rodado no formato super-8 em ruas britânicas durante o Cambridge Super-8 International Film Festival.

 

VISITA À UNIVERSIDADE DE WILDSTONE, de Ralph Smith. Clássico redescoberto da Cinemateca do MAM que demorou anos para ser restaurado, até porque os funcionários trabalhavam apenas no dia 29 de fevereiro. Restauro por Christian Caselli.

 

EL JUEGO DE LOS DIABLOS, de Claudia Lora e Natalia Gabayet. Na Nova Espanha os evangelizadores utilizaram a figura do Diabo para impor uma ordem e marcar a diferença entre o bem e o mal. Na região da Costa Chica de Guerrero e Oaxaca, no litoral pacífico mexicano, o Jogo dos Diabos é dançado na festividade dos dias de finados (1 e 2 de novembro), expressa a mistura religiosa das culturas africana, espanhola e indígena nas quais o culto à morte é muito importante. A figura do Demônio integra-se não apenas em suas lendas, mas também como protagonista desta celebração.

 

APORIAS CONJUMINADAS, de Vinicius Bandera. O filme aborda personagens em aporias (espécie de beco sem saída filosófico-existencial) conjuminadas (conjugadas). As ações, diferentemente do que costuma acontecer no cinema clássico-narrativo, não são desenvolvidas em uma ordem cronológica linear, mas em uma (des)ordem temporal, descontínua e fragmentada, propiciando a que o espectador vá montando as histórias como se monta um quebra-cabeças.

 

Realizadores de todo o Brasil podem participar de Janela do Curta, do Longa e Doc, bastando apenas enviar um email para espaco.utopya@dominiopublicoagencia.com com os dados do seu filme na seguinte ordem:

 

Título do filme / Nome do diretor / Duração / Ano / Endereço / Telefone / E-mail

 

A participação dos realizadores é fundamental. Ao selecionarmos os filmes, os realizadores serão contatados para o agendamento de datas das próximas edições.

 

Se você tem um filme e gostaria de exibi-lo em uma sessão de pré-estréia para convidados e público em geral, não perca tempo!

Envie um email e o seu filme pra gente.

 

Atenciosamente,

 

Espaço Utopya

espaco.utopya@dominiopublicoagencia.com

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]